,

Treinamento Proprioceptivo


09 • 10 • 2017
por Equipe Pink Fit

Oi gente,

O texto é da professora Tayna Santos.

Hoje eu vim conversar com vocês sobre um tipo de treinamento usado pela PinkFit Training, principalmente na hora do aquecimento.

É o treino proprioceptivo que fornece respostas adaptativas às mais diferentes situações, preparando nosso corpo para executar exercícios mais complexos com mais segurança. Ativando a musculatura certa e no momento certo!

A propriocepção envolve a auto percepção do posicionamento do corpo no espaço e a localização e/ou trabalho de cada uma das partes do corpo em relação umas as outras. Ou seja, treino proprioceptivo é tudo que é novo, uma nova experiência que fará com que seu corpo se reajuste rapidamente para voltar ao seu normal pela auto percepção sobre posicionamento e mecânica de movimentos.
Tudo isso ocorre porque, dentro do músculo temos receptores sensíveis ao alongamento e contração das fibras musculares, que informam nosso cérebro que houve uma solicitação para ativar o músculo que está sendo trabalhado. Seja por alongamento de tensões ou fibras musculares que, por sua vez, corresponde com um sinal elétrico que resulta no movimento com ativação muscular. Tudo com apenas 30 milésimos de segundos!

Se este mecanismo de ativação estiver prejudicado, seja por lesões, posturas incorretas, falta de flexibilidade ou fraqueza muscular, nosso corpo terá uma ativação muscular incorreta, pois acabamos compensando o peso ou força e tirando a estabilidade neuromuscular reflexa normal, causando até mesmo novas lesões, pois a relação agonista-antagonista está comprometida.

Para melhorar nossas respostas proprioceptivas, utilizamos exercícios que desafiam os praticantes com novas solicitações como a interação entre os sistemas vestibular, visual e sômato-sensorial. Assim, os praticantes conseguem se ajustar as novas solicitações, criando uma rede de conexões mais eficiente entre o sistema neuromuscular. E, quando o gesto motor similar for solicitado, ocorrerá maior estabilidade e coordenação entre os diversos músculos, que trará maior consciência corporal, coordenação motora, estabilidade, prevenção de lesões, equilíbrio postural e agilidade. Seu corpo se tornará mais eficiente.

Todavia, para que isso aconteça, todos os exercícios devem ser bem orientados, porque não adianta ativar a musculatura certa com uma postura inadequada ou vice-versa.

Concluindo, o treinamento proprioceptivo é mais que complementar, pois não é apenas para se trabalhar equilíbrio, mas para preparar seu corpo para viver o máximo de situações possíveis com segurança, corrigindo padrões de movimentos para que se tenha uma melhor qualidade de vida.

Então vamos treinar!!!

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

Comente