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Terceiro trimestre da gestação (a partir das 29 semanas)


01 • 10 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Já falamos do primeiro e segundo trimestre da gestação. Chegamos ao final da série sobre gestação e atividade física com o terceiro trimestre. Agora falta pouco para que você conheça seu bebê de forma tão intensa e única. E para chegar no parto com uma saúde excelente é essencial a prática de atividade física.

Nesta fase, as vias respiratórias estão mais sensíveis, com uma taxa de ventilação cerca de 40% maior com 10 litros de oxigênio consumidos por minuto. Por conta do hormônio relaxina, há um relaxamento das articulações, tornando o quadril e a coluna lombar mais instáveis. Com isso, os ligamentos, inclusive da pelve, ficam distendidos, podendo causar desconforto ao andar. Associados as mudanças do centro de gravidade, causam lombalgia. As costelas de abrem devido ao crescimento fetal, a sínfise púbica e a púbis se distanciam quando o bebê se encontra na posição virado de cabeça para baixo preparado para o nascimento. Além disso, ocorre muito desconforto por inchaço nas extremidades do corpo, retenção hídrica, secreção de colostro e aumento da vontade de urinar.

Esses sintomas podem ser minimizados com a prática regular de atividade física, pois as mães que são mais ativas tem menos dores lombares pela melhora do posicionamento postural, fortalecimento muscular e consciência corporal. Outros benefícios são: diminuição do desconfortos de edemas, câimbras, varizes, fadiga e falta de ar. Associados ao exercício de força, há manutenção da massa magra e melhora do tônus muscular, diminuição do risco de perda de massa óssea.

Sem falar que o exercício diminui o estresse e ansiedade por conta do hormônio da endorfina. E dependendo das atividades realizadas,e preparam para o parto normal com exercícios de respiração e preparação da musculatura do assoalho pélvico.

O exercício garante um pós parto melhor também, pois você terá mais força para cuidar do bebê e não descuidar da postura, ficando com o posicionamento cifótico. E aquelas que praticam exercícios físicos não engordam tanto quanto as mães que são sedentárias, sendo ainda mais fácil a recuperação do peso após a gestação.

Diante de tantos benefícios, o melhor é se preparar para a chegada do bebê com uma equipe profissional de educação física especializada em saúde da mulher.

Nós, da Pink Fit Training, temos um trabalho voltado para atender às suas necessidades com segurança e pensando no futuro, pois queremos o melhor para essas duas vidas em movimento!

Contem conosco!

Beijos

Equipe Pink Fit

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