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Sobre Treinos, Exercícios e Disciplina


08 • 03 • 2017
por Gisela Saback

Oi meninas,

Agora que o carnaval acabou, nossa vida entra no eixo e com foco total, por isso estou de volta para falarmos um pouco sobre treinos e exercícios.

Muitas amigas me perguntam como consigo acordar tão cedo e ter disciplina para não faltar na academia. Além da minha predisposição para esportes em geral, pois encaro como um prazer e não obrigação, acredito que seja uma questão de hábito.

A meu ver, o “pulo do gato” é achar um horário e uma atividade ideais para você. Não adianta levantar cedo na segunda-feira, fazer musculação, corrida, bike, mas sustentar isso por apenas duas semanas. Exercício físico tem que fazer parte da rotina e precisa ser prazeroso.

Lembrem que a eficácia do treino nem sempre está no tempo de duração do mesmo. Uma hora do seu dia é mais do que suficiente para realizar um treino completo. Seja de ballet, luta, corrida, musculação, ou uma combinação de algumas dessas práticas.

Já fiz de tudo, de natação a Muay Thai. Atualmente, meu treino é idealizado pelo personal, James Melo, porém o executo sozinha. Ele monta uma periodização completa a cada um ou dois meses. São cinco treinos – de A à E, um para cada dia da semana, de preferência treinos rápidos, porém dinâmicos e completos.

Treino A:
Perna (Quadríceps / Glúteo) – Abdominal + 20 ou 30 minutos de aeróbio

Treino B:
Peito + Bíceps (Bi-Set) + Aula de Spinning + Aula de Abdômen

Treino C:
Glúteo + Abdução / Adução – Abdominal + 30 minutos de aeróbio

Treino D:
Costas + Tríceps (Bi Set) – Hiperextensão + Aula de Spinning + Aula de Abdômen

Treino E:
Perna (Foco Isqueo / Glúteo / Quadríceps)- Ombros – Abdominal + 20 ou 30 minutos de aeróbio

Final de semana: Livre, mas normalmente opto por corrida. Gosto também das aulas de bike indoor, porém quando meu corpo pede descanso, eu respeito.

Amo aeróbio e não abro mão de fazer. Dá aquela sensação de missão cumprida, sabe? Como agora quero ganhar um pouco mais de massa magra e me conscientizei da importância da musculação, estou diminuindo a intensidade do aeróbio nos dias de treino de inferiores. 20 minutos de escada moderada já são suficientes.

Segundo o James, a musculação e o aeróbio são muito importantes para a qualidade dos resultados, porém o ideal é fazer o aeróbio depois da musculação, para não atrapalhar o treino, já que esse é o nosso maior foco.

Quando os resultados aparecem? Exercício e dieta não andam sozinhos. Uma vez que nos conscientizamos que juntos eles fazem a diferença, a coisa muda. Além disso, levar o exercício a serio é fundamental. Musculação tem que ser feita corretamente. Quando tiver dúvidas, pergunte, sinta seu corpo, coluna, postura é essencial. Respeite os intervalos de descanso entre exercícios, esqueça o celular nesse período, use-o apenas para colocar uma playlist bombada, que vai te dar “pique total”.

Mesmo tendo boa consciência corporal e já praticar exercícios físicos há muitos anos, sempre contei com profissionais especializados, como o James e o Erico Ileck – meu professor de Spinning e Abdômen, que me auxiliam, tiram dúvidas, me motivam diariamente e trazem dinamismo para minha rotina de treinos. Além de admirar muito o trabalho de cada um deles, posso garantir que o acompanhamento destes profissionais faz toda a diferença.

Há três anos meu percentual de gordura era 20% e hoje estou com 10%! A diferença vem com o tempo, aos poucos. Não existe fórmula secreta, apenas muita dedicação, foco, disciplina e PACIÊNCIA!

E então? Que tal começar um novo hábito? Um novo projeto com foco total?

Beijocas, Gi.

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