Relacionamentos: diferença entre discussão e briga


22 • 02 • 2016
por Janaína Leão

Olá meninas!
A comunicação verbal ou não verbal nos conecta com as pessoas e o mundo.
Você está satisfeita com a forma que se comunica? Na maioria das vezes é compreendida? Ou você fala “X” e o outro entende “Y”? Em uma conversa, você presta atenção no que o outro está te falando ou fica criando argumentos para contrapor?
A conversa é imprescindível para que o casal se conheça e não se tornem estranhos em uma vida em comum. O ponto chave da comunicação é que cada pessoa deve ter a liberdade de falar o que sente e o que pensa com respeito.
É comum entre o casal, cada um falar do outro ao invés de falar de si. É muito simplório apontar os erros dos outros ao invés de reconhecer os próprios. A conversa deve fluir e não ser um interrogatório.
A qualidade da comunicação depende da vontade do casal de se comunicar, do treino, da paciência e intenção. Em uma relação, nem tudo deve ser dito. Quando isso ocorre, geralmente surge discussão ou briga. Afinal, qual a diferença entre elas?
E1378968578 Discutir é uma forma de conversar e tem como objetivo trocar ideias, opiniões, pontos de vistas, argumentos e alinhar propósitos. Já brigas envolvem perda de controle, raiva e podem ser pautadas por agressão verbal e/ou física.
Toda relação evolui quando se discute sobre pontos de divergência. É uma oportunidade para rever o posicionamento e criar estratégias para fazer diferente. A discussão é saudável, aproxima o casal e implicitamente mostra o desejo de permanecerem juntos. Afinal, estão discutindo alguns pontos para se desenvolverem. Dessa forma garantem respeito e amorosidade.
shutterstock_128432789Já as brigas revelam outra fase do relacionamento. Muitas ocorrem pela exaustão, cansaço e desanimo com a relação. O famoso “empurrar com a barriga”. Ou seja, já passaram pela discussão, porém, por não terem se comunicado de forma objetiva, clara e coerente e por cada um ter focado nas suas “faltas”, gerou o desgaste. A briga é o desequilibro explicito de uma relação, haja vista as agressões verbais e/ou físicas. É o ponto em que os parceiros perdem o respeito consigo e para com o outro.
Enfim, o que a comunicação tem haver com discussão ou briga? A forma como você se comunica garantirá a discussão ou briga. A arte de se comunicar requer treino, insistência e acima de tudo cuidado. Quando nos comunicamos  “tocamos” no mundo do outro e essa interação pode nos aproximar ou distanciar. Ninguém discute ou briga sozinho. Como está a sua comunicação? Suas relações são pautadas na discussão ou briga? O que você pode fazer de diferente?
Não podemos exigir o que não foi acordado e nem transferir para o outro a responsabilidade da nossa vida. Um casal é formado por duas pessoas e não representa 2 em 1.
E você, esta conduzindo o seu relacionamento para que tipo de comunicação: discussão ou brigas?
Ótima reflexão!
Espero que tenham gostado. Dúvidas? Entre em contato.
Um beijo e até a próxima.
________
Janaína Leão: Psicóloga e Coach
@psicologa_coachjanaina@janainaleao.com.br | www.janainaleao.com.br

Comente