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Primeiro Trimestre Da Gestação (de 1 a 12 semanas) | Gestação Segura e Saudável


16 • 04 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem com vocês?

Uma felicidade saber que está gerando uma vida. Tudo é novidade e você está se adaptando a esta nova condição que é puro amor. É o início da formação do bebê, por isso, devemos ter todo cuidado e a liberação médica para exercícios é fundamental para garantir uma gestação mais segura e saudável.

Os exercícios devem ser realizados em intensidade leve ou moderada, pois a taxa metabólica aumenta em 10-25%, acelerando todas as funções corporais e fazendo com que os ritmos cardíaco e respiratório aumentem. Porém, ao fazer exercícios físicos regularmente você terá um melhor funcionamento do seu coração e do seu bebê também.

Muitas mães se queixam, justamente desse início da gestação pelas mudanças que ocorrem, principalmente as gastrointestinais como enjoos e azias, causados pelo retardamento no tempo de esvaziamento gástrico e do relaxamento do esfíncter na junção do esôfago com o estomago. Nos dias que estes sintomas aparecerem, o melhor é realizar os exercícios que são deitados com um encosto levemente inclinado ou deitar para o lado esquerdo. Outra dica é não treinar em jejum, pois isso aumenta a azia, refluxos e hipoglicemia.

O aumento da pressão do útero em crescimento contra o reto e a porção inferior do cólon, podem contribuir para uma constipação. Mas, a boa notícia é que o exercício físico ajuda a regular nosso intestino devido ao aumento de movimentos peristáltico. Nesta fase da gestação, começa o aumento do tamanho e peso das mamas, além de aumentar a sensibilidade logo nas primeiras semanas, pois surgem novos e as glândulas chamadas de tubérculo de Montgomery, que aumentam em número e tornam-se mais salientes, com as veias dos seios mais aparentes, resultado do aumento de sangue para essa região. Para compensar esta sobrecarga do aumento das mamas, devemos trabalhar exercícios posturais e fortalecimento do trapézio na porção média e inferior.

Devido a alterações hormonais, também é importante realizar exercícios de mobilidade e estabilidade articulares, pois o hormônio relaxina que abre espaço na região lombo-pélvica, torna as articulações mais instáveis e um treinamento proprioceptivo em uma aula segura garante melhor antecipação de movimentos, evitando possíveis quedas e dores causadas por posturas erradas.

E principalmente, se você se mantiver ativa fisicamente no primeiro trimestre, estará prevenindo o aumento de peso que causam sobrepeso e obesidade, fatores que estão relacionados à doenças como pre-eclampsia e diabetes gestacional. Com o exercício você manterá sua condição física e de força, aprenderá a acionar os músculos que são mais solicitamos durante a gravidez, terá uma recuperação mais rápida pós-parto, melhora da disposição diminuição de dores lombares. Só benefícios!

Por este motivo, procure um profissional de educação física para te acompanhar desde o começo da gestação.

Nós, da Pinkfit Training, somos especialistas em treinamento feminino e queremos que você treine nessa fase pensando no futuro.

Beijos

Equipe Pink Fit

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