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Perder peso é diferente de emagrecer


16 • 07 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?
Falarei hoje sobre um tema que sempre causa dúvida: “Perder peso é diferente de emagrecer”. Essa frase pode parecer estranha, mas na realidade ela reflete o fato que diminuir ou aumentar o peso na balança não condiz com a realidade apresentada. Isso porque o volume do tecido muscular é menor e ocupa menos espaço no seu corpo,se comparado a mesma quantidade de tecido adiposo. A massa muscular é mais compacta, mais rígida, acelera seu metabolismo e, assim, as medidas do seu corpo ficam menores e, no espelho, o resultado é totalmente diferente.

Emagrecer é um processo e quanto mais constante for em seu estilo de vida, maiores são as chance de alcançar seus objetivos e mantê-los por um longo período. A meta é emagrecer reduzindo massa gorda e manter esse novo percentual por mais tempo possível. E para isso você deve ficar atenta(o) com os seguintes pontos:

  1. Ansiedade e estresse ⁃ estar em constante pressão psicológica prejudica nosso organismo, pois os níveis hormonais como o cortisol em excesso simulam uma situação de combate e fuga o tempo todo e acabam aumentando nossa pressão arterial. Os reservatórios de açúcar e gordura ficam circulante em nosso organismo e são mais facilmente estocados, já que nosso corpo entende que a todo momento há uma situação de “perigo”, aumentando o desejo intenso por doces, carboidratos e gorduras.
  2. Dormir pouco ⁃ dormir pouco causa estresse e influencia negativamente nosso apetite e saciedade, aumentando a ingestão de alimentos  Sem falar que ao ficar mais tempo acordado, maior será o cansaço e menor a sua disposição para treinos. E as chances de se comer fora do horário recomendado são maiores.
  3. Não se alimentar corretamente ⁃ muito açúcar, gordura, bebidas alcoólicas e excesso de sal são os grandes vilões para o emagrecimento. O ideal é ter bom senso na hora de utilizá-los.  Ou o contrário, dieta restritiva demais que causa o chamado evento sanfona, no qual a longo prazo, desacelera o metabolismo, causa ansiedade e aumenta a compulsão por comida, fazendo com que o peso perdido seja recuperado ou engorde mais que antes dessa dieta. Não comer verduras, legumes, frutas e fibras que regulam a sua flora intestinal também é um fator que merce atenção..
  4. Beber pouca água  ⁃ beber água é fundamental para prevenir formação de pedras nos rins e prisão de ventre, que causam estofamento da região abdominal. 70% do nosso corpo é composto por água, com um papel importante para funcionamento dos músculos, transporte de nutrientes, excreção de substancias.
  5. Não praticar exercícios de forma constante em quantidades e intensidades adequadas.- aumentar as atividades físicas aumenta a massa magra e reduz a quantidade de gordura do corpo, acelerando o metabolismo basal, aumentando o gasto energético e proporcionando um gasto calórico negativo. Não menos importante, a atividade física previne diversas doenças como hiperlipidemia, diabetes tipo 2, osteoporose, alguns tipos de câncer, síndrome metabólica, obesidade e as relacionadas doenças coronarianas como hipertensão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), arritmias e anginas. Diminuem estresse e os níveis de cortisol do item 1, além de regular melhor nossos níveis hormonais, até mesmo relacionados ao ciclo menstrual.. Ser fisicamente ativo, ainda melhora a qualidade do sono citado no item 2. Aqueles que são ativos fisicamente tendem a adotar hábitos mais saudáveis ao se alimentar (item 3).  Com atividade física, menor será a retenção hídrica e, se você se hidratar adequadamente, terá um funcionamento melhor do teu corpo como mencionado no item 4.

Por todos estes motivos, não podemos nos limitar apenas a diminuir peso na balança. O estilo de vida mais saudável traz outros benefícios. Além do que, é preciso ter outras formas complementares de mensurar o emagrecimento, como as circunferência, dobras cutânea, bioimpedância, entre outros métodos que os diferentes profissionais da saúde podem te avaliar e desenvolver seu caso.

Com relação à prática da atividade física, o acompanhamento de um profissional de educação física é muito importante porque evita o efeito sanfona e os resultados são mais garantidos por contar da sua interface com outros fatores que influenciam no processo de emagrecimento.

Nós, da Pink Fit Training, queremos te ajudar a emagrecer com saúde e qualidade de vida, com resultados abrangentes e mais eficientes.

Contem conosco!

Beijos

Equipe Pink Fit

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