,

Peças de Parta | Dicas de Ouro!


18 • 06 • 2018
por Carol Rosa

Olá, pessoal, olha eu aqui de novo!

Estava ansiosa para dar essas dicas! O frio está batendo na porta e eu (não sei vocês) adoro fazer jantares e almoços em casa nessa época do ano.

Hoje, vou falar, então, de como manter as peças de prata em ordem e brilhando! Elas dão charme, refinamento e um toque de classe em qualquer recepção, mas os cuidados são essenciais antes e depois do uso. Quer fazer bonito na festa? Então anote essas dicas para deixar as baixelas, faqueiros, castiçais e travessas de prata sem riscos ou marcas de oxidação.

Primeiro :

Tire as peças do armário e lave-as com sabão neutro e esponjas macias, aquelas que não riscam. Seque-as sempre com um pano bem macio e que não solte fiapos. Se a lavagem não for necessária, passe apenas uma flanela ou toalha macia.

Mas essas recomendações só valem se as peças estiverem guardadas adequadamente. Se houver marcas de oxidação, é hora de investir em produtos específicos. Há vários disponíveis no mercado.

Teste algumas marcas e veja qual você se adapta melhor. Só que escolha sempre uma escova, esponja ou tecido macio (estou frisando isso porque é importante mesmo) para ajudar nessa missão. E atenção: leia sempre as instruções para não danificar os utensílios.

No geral, a prata esterlina – aquela peça feita só de prata mesmo – é fácil de limpar. Mas alguns produtos vendidos como prata, às vezes, têm um percentual de outros metais e aí o esfrega-esfrega pode ser um pouquinho mais longo e difícil.

O ideal é fazer esse processo uma vez por ano. Já se você costuma deixar algumas peças expostas na decoração da casa, a limpeza deve ser feita a cada 15 dias. E aí, não tem jeito: elas vão oxidar e, quanto maior a frequência da limpeza, mais fácil ficará!

Na hora de guardar:
São necessários cuidados extras. Como a prata perde o brilho e a cor em contato com o oxigênio, o ideal é que cada utensílio seja guardado separadamente em sacos plásticos amarrados com fitas, deixando a embalagem o mais fechada possível. Quanto menos espaço para o ar entrar, melhor! Para quem prefere investir um pouco mais, outra opção é aquela embalagem de feltro própria para guardar pratas e que ainda ajuda a conservar o brilho.

Outras dicas também importantes são:

Não lave a prata com outros tipos de louça e metais, isso pode riscar a peça, e saiba que a lava-louça é proibida! Os produtos usados na máquina podem ser muito agressivos e danificar os seus utensílios.

De resto, é só preparar uma mesa de tirar o fôlego, com aquele requinte e sofisticação que só as peças de prata podem dar ao seu evento! Boa festa!

Até mês que vem!

Carol Rosa | Personal Organizer

carol@carolrosa.com.br

11 98899 9270 | 11 96060 6056

www.carolrosa.com.br

Comente