,

Organização Preciosa (e Valiosa)


16 • 04 • 2018
por Carol Rosa

Olá, gente!

Para a coluna deste mês, escolhi falar de uma categoria que é queridinha de todas nós. Vou ensinar a organizar os acessórios que estão entre os maiores xodós de qualquer closet: joias, óculos e relógios. Acho que só perdem mesmo para os sapatos e bolsas. Ou não?!

Como são itens extremamente delicados, muita gente tem dúvida de como manter em ordem e preservar as peças intactas. São objetos caros e, às vezes, até com valor sentimental, por ser uma herança, uma recordação de família ou um presente de alguém especial.

JÓIAS

 A primeira dica que posso dar é escolher sempre um espaço forrado com camurça ou veludo para acomodar as peças. Aí vale tudo! Pode ser um porta-joias, uma caixa organizadora, uma gaveta feita sob medida no guarda-roupas ou no criado-mudo. Outro ponto importante é que o espaço tenha vários nichos para separar cada item, ou o resultado será um monte de coisa amontoada, correntes enroladas e brincos sem par.

A segunda parte, então, é separar: brincos, colares, gargantilhas, anéis e pulseiras. Se o espaço for grande, vale ainda deixar um cantinho reservado para as joias de festas e outro para as do dia a dia. Se conseguir dividir ainda em ouro branco e amarelo, melhor ainda!

Na organização, o importante é que a pessoa tenha sempre em mente que quanto mais específica for a divisão, mais fácil será localizar o que procura. E, convenhamos, as joias costumam ser o que colocamos por último, quando já estamos atrasadas para sair, sem tempo para perder tentando achar a que mais combina com a ocasião.

Algumas dicas para o uso também são essenciais na preservação da peça::

  • Passe o perfume sempre uns 15 minutos antes de colocar a joia. Assim, a pele já estará seca quando você for usá-la. Evite que ela entre em contato com substâncias como perfumes, cremes, entre outros cosméticos que podem deteriorá-la.
  • Na hora de limpar, use uma flanela seca e siga sempre a instrução do fabricante para garantir uma durabilidade maior.
  • Outra sugestão é evitar dormir com os adornos. Sem perceber, você pode acabar deitando em cima do braço, por exemplo, alterando a estrutura da pulseira. Ou pode quebrar o fecho do colar, se ele ficar enroscado no cabelo e você fizer uma virada brusca.

RELÓGIOS

Delicados e caros, eles também merecem um espaço especial no seu closet. A regra da gaveta para as joias vale aqui também. Mas nesse caso, os nichos devem ser do mesmo tamanho, e claro, também forrados com tecido.

Coloque um relógio em cada espaço separadamente. Lembre-se, pulseiras feitas em couro, por exemplo, podem manchar em contato umas com as outras. Por isso a importância da divisão. Outra dica é sempre guardar as peças nas almofadas que vêm na caixa. É importante para manter a estrutura do relógio.

Também não recomendo dormir com eles, pelos mesmos motivos listados com relação às joias.

Já quanto à limpeza, como são diversos os produtos dos quais eles podem ser feitos, a sugestão é seguir à risca a recomendação dos fabricantes, sem invenções caseiras. Isso dará respaldo caso tenha algum problema e precise reclamar no lugar onde comprou.

Garanto que, com esses cuidados básicos, as peças vão permanecer intactas e com brilho maior por muito mais tempo!

Um beijo e até a próxima!

Carol Rosa/ Personal Organizer

carol@carolrosa.com.br

11 98899 9270 | 11 96060 6056

www.carolrosa.com.br

Comente