,

Organização Máxima, Desperdício Zero!


15 • 10 • 2018
por Carol Rosa

Olá  todos,

E aí, preparados para mais dicas de como organizar melhor a casa e a vida? Tenho percebido uma preocupação cada vez maior das pessoas com o consumo consciente e, consequentemente, com a redução da produção de lixo. Por isso, separei para a nossa conversa deste mês algumas ideias para evitar o desperdício de alimentos.

Proponho aqui um exercício. Na última semana você descartou algum alimento porque estava fora do prazo de validade ou tinha estragado na geladeira? Provavelmente a resposta será positiva. Acredito que reduzir o desperdício deveria ser meta de toda família. O fato é que 90% das pessoas têm algum produto vencido em casa. Organizar a despensa é um passo fundamental para conseguir diminuir essa perda. Ter tudo em ordem permite que você saiba exatamente quais mantimentos estão faltando, ajuda a evitar as compras desnecessárias e ainda faz com que os produtos sejam consumidos antes de estragar. Sem falar no impacto que isso pode ter na economia da casa.

Então vamos manter a despensa organizada? Anotem aí!

O primeiro passo é tirar tudo do armário. Depois, verifique quais alimentos estão com o prazo de validade vencido e descarte-os.

Para aqueles que estão abertos, é importante analisar se estão armazenados adequadamente. Sugiro sempre colocar em potes herméticos, que preservam melhor e por mais tempo o produto. Quer uma dica especial? Recorte o prazo de validade e cole nos potes com uma fita adesiva. Assim, mesmo fora da embalagem, você terá o controle de quando vence cada item.

Vale também etiquetar cada um dos potes: farinha de trigo, feijão, arroz, farofa, açúcar, etc. Se não tiver um etiquetador, cole papeis com fita adesiva ou use aqueles adesivos de lousa.

Agora, vamos organizar. Separe os alimentos por categorias: latas, grãos e bebidas. Coloque os produtos mais usados nas prateleiras de baixo, aquelas que ficam na altura dos olhos. Aí, vale outro truque: deixe à frente aqueles mantimentos com prazo de validade mais curto para usá-los antes dos demais.

Outra dica importante é deixar num mesmo local os produtos que são consumidos juntos. Em uma cesta organizadora, crie, por exemplo, um espaço para produtos do café da manhã. Coloque a granola, o achocolatado, o cereal, o café, e por aí vai. Em outro cesto, acomode todas as bolachas. E reserve um só para chocolates.

Os líquidos: sucos, águas, refrigerantes e leites também devem ser armazenados por categorias. Escolha as prateleiras de baixo, geralmente mais resistentes para guardar esses itens.

Essa organização vai ajudar inclusive na hora de fazer a lista de compras. Como tudo está separado e categorizado, é só bater o olho pra saber se precisa comprar mais molho de tomate, macarrão, café…

Quer evitar ainda mais o desperdício? Tente programar o cardápio de almoço e jantar de acordo com o que você tem na despensa. Dê uma olhada rápida, veja os produtos que estão sobrando e os que vão estragar primeiro. Que tal preparar um prato que possa aproveitá-los?

Espero que gostem das dicas! Como o assunto é importante, no próximo mês, ainda seguindo essa linha, vou ensinar como organizar a geladeira. Pode ser?

Até lá e boa organização!

Carol Rosa/ Personal Organizer

carol@carolrosa.com.br

11 96060 6056

www.carolrosa.com.br

Comente