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O Que É O Be Health Coaching


19 • 06 • 2017
por Gisela Saback

Oi, meninas, tudo bem?

Hoje vim contar um pouco sobre o curso que estou fazendo há aproximadamente um mês, o Be Health Coaching. Foi um outro caminho que encontrei de ampliar meu desenvolvimento, me conhecer e me aprofundar em temas como alimentação e atividade física, tão presentes em minha vida, e que tanto tenho a aprender. A intensão é refletir sobre o que podemos fazer de forma prática e objetiva para ter mais bem-estar no nosso dia a dia.

O Be Health Coaching acontece através de workshops, atendimentos individuais ou em grupos. Ele é focado na aplicação de ferramentas de coaching, apresentação e análise de assuntos pertinentes aos grandes pilares que regem nossa vida: carreira/ ocupação, relacionamento, atividade física, alimentação e espiritualidade;

Com definição de metas, prazos e compromisso, respeitando a individualidade e singularidade de cada um, o curso oferece suporte, acompanhamento, estímulos e práticas da vida real, para que seja possível mudanças de hábito consistentes dentro da rotina de quem busca um estilo de vida mais saudável. Proporciona e facilita um entendimento dos sinais físicos e emocionais que comunicamos ao mundo e a nós mesmos, para uma maior conexão e alinhamento entre corpo, mente, espírito.

O Be Heath Coaching acredita que precisamos ser primeiramente nutridos pelos alimentos da alma, que nos preenchem de forma emocional, para que possamos então focar na nutrição do alimento propriamente dito, tornando-o secundário no que diz respeito ao emagrecimento, compulsão alimentar e hábitos saudáveis.

Um dos temas tratados em aula foi o Mindful eating (comer consciente) e vamos compartilhar com vocês, resumidamente, o significado e a importância deste conceito:

Dê à sua refeição a atenção e importância que ela merece. Foque nessa experiência. Praticar a consciência durante uma refeição te dá a oportunidade de experimentar a comida e o ato de comer como você nunca havia experimentado antes. É estar ali, presente em um hábito simples do dia a dia, uma forma de explorar como as atividades diárias podem ser alteradas por Mindfulness (atenção plena).

♦ Atenção ao Momento

Esteja consciente no momento da refeição. Não critique ou julgue o que pensa ou sente. Fique atento.

♦ Variedade de alimentos

Experimente novas receitas, novos alimentos, tenha um prato rico de cores, mude os hábitos, varie os sabores, faça trocas.

♦ Esqueça as preocupações e não gere novas

A digestão pode ser prejudicada por substâncias liberadas quando não estamos bem, com pensamentos negativos. Crie um ambiente positivo, evite desentendimentos, não crie conflitos. Não é hora de sofrer por dietas ou avaliar regimes e planos alimentares.

♦ Faça apenas uma coisa de cada vez

É hora apenas de comer. Não veja televisão, não é hora de trabalhar e nem mexer no celular. Preste atenção no que coloca no prato. O cérebro precisa de foco para processar que você está se alimentando.

♦ Faça um checklist

De 0 a 10 qual o nível da minha fome? Essa vontade é só desejo ou estou com alguma falta? Estou saciado ou comi rápido demais? Pergunte-se: como está a minha fome numa escala de 0 a 10? Devo comer isso ou é só um desejo? É importante a consciência do momento e das respostas.

♦ Preste atenção nos sentidos

Preste atenção nas texturas, sabores e consistências dos alimentos.

Mastigue mais vezes.

Sinta o aroma dos alimentos.

Torne a refeição uma experiência sensorial.

Dê á sua alimentação a atenção e importância que ela merece!

Acho que é isso. Espero que tenham gostado da dica.

Obrigada, equipe Be Health Coaching (referências de contato através do site www.behealthcoaching.com.br), por compartilhar conhecimento e informações tão ricas e importantes para o meu desenvolvimento. Espero que assim como eu, vocês tenham gostado e queiram, cada vez mais, se conhecer, ter equilíbrio e viver uma vida com saúde e bem estar.

 

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