,

Geladeira Na Mira Da Organização


12 • 11 • 2018
por Carol Rosa

Olá meninas, como vocês estão?

Como eu tinha prometido na coluna anterior, neste mês vou seguir com mais dicas de consumo consciente e redução do desperdício. Depois que vocês aprenderam a organizar a despensa, chegou a vez de colocar ordem na geladeira. Sabiam que 33% de toda a comida produzida no mundo vai parar no lixo? Mas podemos transformar essa realidade mudando pequenos hábitos dentro das nossas próprias casas. Então, anotem as dicas!

As geladeiras modernas já são projetadas para que cada tipo de alimento seja guardado no local adequado. Isso preserva a comida por mais tempo e evita que estrague antes da hora. As gavetas devem ser reservadas para verduras, legumes e frutas. Uma dica importante é sempre higienizá-los antes de colocá-los na geladeira. Depois de lavar as verduras, passe pela centrífuga e guarde em sacos bem fechados. É o que ajuda na conservação por mais tempo. As frutas, após higienizadas, também podem ser colocadas em potes plásticos com tampa ou vasilhas de inox cobertas com papel filme. Na prateleira mais alta da geladeira, dê preferência aos produtos que você usa com mais frequência e também às carnes e aos laticínios. Como é a parte mais fria, priorize sempre os alimentos que sofrem mais com a mudança de temperatura. Já na segunda estante e na terceira, você pode colocar os produtos industrializados ou prontos, como legumes cozidos e as sobras de alimentos. Agora, para evitar que aquela sobra fique ali, esquecida na geladeira e acabe estragando, recomendo sempre usar potes transparentes ou de vidros para armazená-las. Assim, você sabe exatamente o alimento que tem dentro e a quantidade. Garanto que o reaproveitamento ficará mais fácil.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Outra dica: preste atenção à organização dos produtos em cada prateleira. Tente categorizá-los o máximo possível e deixá-los lado a lado. Por exemplo, separe os itens do café da manhã: requeijão, queijo, manteiga, etc., mantendo sempre um próximo ao outro. Lembre-se: deixe os produtos mais altos ao fundo e os mais baixos à frente, ou aquele potinho pequeno não vai ser visto e vai acabar esquecido.

 Na porta da geladeira, sempre priorize os alimentos que tombam. Na prateleira menor, vale acomodar iogurte, um item já aberto, molhos, catchup, mostarda… Já na parte inferior e mais alta, opte por jarras de água, refrigerantes, sucos e leites.

Essa organização vai te ajudar a saber exatamente o que tem na geladeira e os itens que já estão lá há mais tempo – e que, então, devem ser consumidos primeiro. Você ainda vai economizar um tempão na hora de fazer a lista de compras. Chega de desperdício!

Nos vemos no próximo mês com mais dicas!

Até lá e boa organização!

Carol Rosa/ Personal Organizer

carol@carolrosa.com.br

11 96060 6056

www.carolrosa.com.br

Comente