,

Fraqueza de assoalho pélvico | Como prevenir doenças


05 • 03 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, como estão?

Nossa coluna de hoje abordará um tema delicado, mas extremamente importante para a saúde da mulher: o assoalho pélvico. Ele é composto por um conjunto de músculos, ligamentos, nervos e tendões que dão sustentação aos órgãos internos como útero, bexiga, ovários, intestino, rins, entre outros. Além disso,  é responsável por suportar o aumento da pressão intra-abdominal.
 O fortalecimento adequado dessa região, na maioria das vezes esquecida, é essencial para prevenir doenças como:

  • Incontinência urinária (perda involuntária de urina);
  • Prolapso do reto (exteriorização do reto, última parte do intestino);
  • Vaginismo/ dispareunia (contrações involuntárias que causam dores durante a relação sexual, falta de orgasmo);
  • Flatolamentos (acúmulo de gases);
  • Bexiga hiperativa (urgência urinária);
  • Constipação (prisão de ventre).

Por isso, fazer um acionamento correto do assoalho pélvico é essencial à saúde, uma vez que acessamos a região pélvica em praticamente todos os movimentos que realizamos no dia a dia, Desde atitudes que nem percebemos, como ao comer ou sorrir, até aquelas ações muito solicitadas, como é o caso do processo de trabalho de parto e quando realizamos exercício físico, por exemplo.

Por este motivo, um treino direcionado à região deve ser bem orientado, pois alguns exercícios aumentam a pressão abdominal e, se realizado de modo inadequado, os órgãos internos poderão sofrer uma ação prejudicial à saúde, podendo ocasionar doenças como as citadas acima.

Para fazer um acionamento correto do assoalho pélvico, é essencial que se aprenda a controlar esta região de modo voluntário até que esteja fortalecido. Além dos exercícios específicos para a área pélvica, é necessário ter um programa reeducação postural, pois uma pelve fora do eixo causa contrações excessivas de algumas musculaturas e alongamento/ fraqueza de outras que podem trazer danos a esta região.

Outro ponto interessante de ser trabalhado é a biomecânica que estuda as forças em movimentos, a estabilidade das articulações e a mobilidade correta para uma execução tanto dos exercícios, quanto para atividades do cotidiano.

Então, comece a dar uma atenção especial para seu assoalho pélvico. Procure um profissional de educação física qualificado para te orientar sobre como essa ativação deve ser feita, não somente durante os exercícios, mas para que você possa aprende para sua vida a ter uma área pélvica forte e uma vida mais saudável.

Nós da, Pink Fit somos especialistas em treinamento para mulher e podemos te ajudar!

Espero que gostem da nossa dica.

Beijos e boa semana,

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

Comente