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Exercícios físicos concorrentes | Qual é a melhor estratégia?


21 • 05 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Se você gosta de praticar exercícios físicos, com certeza vivencia todas as atividades possíveis. Sem contar que quanto mais diferentes forem os estímulos, mais adaptações seu corpo terá de fazer para compensar o gasto de energia necessário para realizá-los. Porém, se você não tiver tempo para realizar um tipo de exercício por dia é preferível realizar atividades físicas aeróbias e anaeróbias no mesmo dia. Mas qual seria a melhor estratégia?

 A resposta é bem simples. Tudo depende do seu objetivo principal.e do tempo de dedicação.

Se você deseja melhorar sua resistência nos exercícios aeróbicos como: uma corrida de rua em um ótimo tempo, se locomover de bicicleta por um longo período, nadar grandes distâncias, jogar um campeonato de tênis, entre outras atividades, o ideal é começar seu treino com os exercícios específicos ou similares, que melhoram sua capacidade cardiorrespiratória e depois complementar seu treino com exercícios anaeróbios, como a musculação.

Primeiro o exercício aeróbio e, posteriormente o anaeróbico:

  • Treino anaeróbio que não aumente tanto o seu volume muscular e te deixe mais “pesado”.
  • Fortalecimento dos músculos mais exigidos para a modalidade que você prática. Ex.: remo – fortale a musculatura do abdômen e membros superiores. Corrida – fortalece os membros inferiores.
  • Exercícios corretivos que irão compensar os vícios e posturas admitidas e assim reduzir as chances de ter dores e o risco de lesão.

Agora, quando se almeja um treino de hipertrofia para preservar ou aumentar a massa magra, é recomendável começar pelo exercício de força antes do aeróbio, porque quando são comparado com treinos isolados, o ganho de força e hipertrofia muscular são prejudicados, uma vez que as reservas de glicogênio que são fontes de carboidratos nos exercícios anaeróbios, são as mais utilizados

Primeiro o exercício anaeróbio-aeróbio 

  • Treino aeróbico tem que ser abaixo do limiar anaeróbico ou abaixo de 70% do VO2 máximo.
  • Estratégia recomendada para se ter maior atenção na hora de fazer os exercícios, evitando lesões e fadiga ao extremo.
  • Menos estresse e hormônios catabólicos como cortisol e excesso de lactato que prejudicam a hipertrofia.

Para o emagrecimento, tanto faz qualquer uma das estratégias, pois há pesquisas que indicam que há uma maior EPOC (excesso de consumo de oxigênio) quando é realizado a estratégia aeróbio-anaeróbio que farão com que você gaste calorias mesmo nos períodos de repouso como há outros que dizem ser melhor o anaeróbio-aeróbico, pois as reservas de glicogênio já consumidas abrem espaço para a lipólise que significa a utilização de gordura durante os exercícios aeróbicos.

Digamos que tudo depende do tempo de duração e da intensidade que os exercícios são realizados, porque o segundo período do treino não pode ser muito longo já que suas reservas de energias foram utilizadas.

Por este motivo, é recomendável que se tenha a orientação de um nutricionista para suprir suas necessidades e suplementar quando o treino passa de uma hora, lembrando sempre da importância da hidratação. Além disso, os treinos devem ser acompanhados por um profissional de educação física que fará um treino específico para potencializar seus resultados e não te sobrecarregar.

Nós, da PinkFit, podemos te ajudar a alcançar seus objetivos, seja qual for e ser for combinado melhor ainda.

Beijos

Equipe Pink Fit

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