,

Exercícios de Flexibilidade | Alongamento


29 • 01 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Os exercícios de flexibilidade ou alongamento são muito importantes porque desempenham um papel preventivo que evitam problemas tendinosos, musculares, articulares e circulatórios. Eles servem para aquecimento, recuperação e manutenção da flexibilidade músculo-tendinosa, ganho de amplitude articular, melhor mobilidade, anti-estresse e o auto-conhecimento, melhorando nossa consciência corporal. É tão importante que a Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de alongamento pelo menos duas vezes na semana.  

Existem diferentes técnicas de flexibilidade. O importante é saber quais delas devem ser utilizadas nos momentos corretos, quanto tempo deve-se manter em determinadas posturas e até mesmo qual a intensidade ideal. Por exemplo, o alongamento passivo mantido antes de esforço físico tornam os músculos menos eficazes em alguns casos. Ao contrário do que se acreditavam há alguns anos em que era praticamente obrigatório alongar-se antes de qualquer atividade, atualmente, sabemos que não adianta nada alongar um músculo, se as diferentes articulações envolvidas não estiverem bem posicionadas, se não tivermos mantendo uma boa postura ou passando dos nossos limites. Por isso, outro erro muito comum na hora de alongar é provocar uma defesa contra-lateral que é caracterizada como um resposta imune do corpo em lidar com alongamentos excessivos, tornando mais tensa e rígida a musculatura oposta à que está sendo alongada.

Para não errar mais, siga algumas orientações:

  • Alongamento ativo dinâmico: para AQUECER, preparando os músculos, tendões e articulações para o esforço. É a combinação de alongamento com contrações simultâneas. Parece um exercício sem carga. E deve ser feito antes das atividades físicas;
  • Alongamento passivo: para RECUPERAÇÃO ou MANUTENÇÃO da flexibilidade, feito de forma lenta progressiva sem contrações. Deve ser realizado após os exercícios.
  • Postura passiva: MANUTENÇÃO da flexibilidade ou GANHO DE AMPLITUDE articular. Alongamento em que ficamos em uma mesma posição específica por um longo tempo. Realizado após as atividades e sem esforço físico;
  • Alongamento ativo-passivo: MANUTENÇÃO do músculo sobre tensão ou GANHO DE AMPLITUDE articular. Nesse exercício, é preciso a ajuda de outra pessoa que irá revezar um alongamento passivo com contração simultânea. Muito conhecido como alongamento 3S, pode ser feito entre esforços ou após.
  • Alongamento postural: ANTI-ESTRESSE. Ativação simultânea de vários grupos musculares para atingir uma postura desejada, como em exercícios de yoga, pilates que fortalecem e alongam ao mesmo tempo por trabalharem em grande amplitudes.

 

Pelo que você percebe, não podemos alongar de qualquer jeito. É necessário conhecer o corpo, sua anatomia, os pontos fixos e móveis, quais músculos estão sendo alongados, se são os agonistas, antagonistas, quais cadeias musculares podem ser trabalhadas.

Por isso, os profissionais da Pink Fit Training estão dispostos a passar estas diferentes técnicas de alongamento para que você aperfeiçoe seu corpo e seu treino dê muito mais resultados.

Beijos e até a próxima coluna.
Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

Comente