,

Como compensar o uso excessivo do salto alto


07 • 05 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Apesar de estar relacionado ao status feminino contemporâneo, o uso excessivo do salto alto pode trazer alterações posturais adaptativas a longo prazo, como:

  • uma anteversão pélvica, que aumenta a lordose lombar;
  • a semi flexão do joelho, que causa encurtamento da musculatura das panturrilha;
  • sobrecarrega até mesmo nosso pescoço,que fica anteriorizado por conta dos ombros que ficam posicionados para trás.

Com o uso do salto há uma maior instabilidade no tornozelo, podendo causar entorses. Essa relação é proporcional tanto ao tamanho quanto a largura do salto, pois com a diminuição do apoio do calcanhar, todo nosso peso corporal é sustentado pela parte anterior dos pés, sobrecarregando a região dos metatarsos e fazendo com que os dedos se abram para aguentar a carga imposta. Porém se usarmos um sapato apertado na região da frente ou de bico fino, os dedos ficarão lateralizados e podem causar lesões na pele, joanetes e calosidades.

Para melhorar este quadro, especialistas recomendam uso de saltos de no máximo 5 cm, que não seja de bico fino, salto mais grossos. Não excedendo muitos dias de uso e horas, variando o tipo do saltos e solados. Além da prática regular de exercícios físicos

Você sabia que o encurtamento da cadeia posterior causado pelo uso excessivo do salto faz com que tenhamos dificuldade em realizar alguns exercícios de membros inferiores como os agachamentos que comprometem a hipertrofia de glúteo?

Seja por falta de mobilidade do tornozelo que se torna rígida para compensar toda instabilidade, fraqueza da musculatura contra lateral, sinergistas e antagonistas como tibiais que podem causar inflamação na canela, duas vezes mais sobrecarga nos joelhos, entre outros problemas.

Por este motivo, a prática regular de exercícios físicos é de extrema importância para compensar todas essas alterações biomecânica e posturais.

Ao praticar atividade física é essencial melhoramos nossa consciência corporal, que nos traz bem estar para aliviar tensões, seja através de liberação de regiões mais rígidas como da panturrilha, alongamentos e fortalecimento para a musculatura antagonista, melhora da mobilidade do tornozelo, exercícios de estabilidade para joelhos, melhora da postura, entre tantos outras técnicas e exercícios que a Pink Fit Training terá o maior prazer em desenvolver para que você viva o seu melhor até mesmo quando você estiver em cima do salto.

Beijos

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

Comente