,

Coisas que eu gostaria de saber aos vinte e poucos anos


29 • 01 • 2018
por Janaína Leão

Oi meninas, tudo bem?

Se você esta na fase dos vinte e poucos anos, essa reflexão pode fazer a diferença na sua vida. Mas, se você já passou dessa fase, provavelmente concordará com os itens abordados e, se ainda não os conhece, terá a oportunidade de implementar na sua vida.

Você sabia que está a poucos passos de distancia dos seus sonhos?

O principal é você ter o impulso e ação frente ao objetivo principal. É ter coragem para se preparar e criar todas as estratégias que precisa para atingir.

Criar objetivo é fácil e todos fazem em questão de minutos, certo? Planejar o que você precisar fazer e ter comportamentos que te levam ao encontro desses objetivos é outra historia e começa com o enfrentamento.

Há mais de 10 anos atendo pessoas que querem atingir seus objetivos. Abaixo listarei itens que lhe ajudarão a construir comportamentos que te levarão ao tão sonhado objetivo:

  1. Tenha muito claro onde e como você quer chegar. Projetar o futuro é determinar o “como” você vai atingir os seus objetivos.
  2. Se você tem duvidas de qual graduação fazer, busque algum curso generalista e após se formar, realize especializações na área desejada. Não foque em decidir algo para a vida toda e sim em alguma profissão que faça sentido para você no momento atual.
  3. Evite se apegar a estigmas como por exemplo: essa profissão não dá dinheiro, não tem sucesso, não é reconhecida e etc. Existem profissionais bem e mal sucedido em todas as áreas. Ganhar dinheiro é relativo e o que conta não é quanto você ganha e sim quanto investe, economiza e valoriza o seu dinheiro.
  4. Toda experiência te leva a novas experiências e isso contribui para ampliar seus horizontes e buscar novas oportunidades. O que você ama hoje, daqui algum tempo pode ter se tornado comum e você passará a amar outras coisas que hoje são desconhecidas. Mudamos de opinião, mudamos de gostos da mesma forma que ampliamos nosso campo de visão.
  5. Se cerque de pessoas que te ajudarão no seu objetivo. Compartilhe com clareza o que você deseja, onde quer chegar, o que você quer fazer… Peça orientações e dicas de pessoas que você admira e que já passaram por situações semelhantes à sua. Tenha mentores!
  6. Amplie sua rede de networking. Conheça pessoas, compartilhe a sua admiração e, sempre que possível, tenha informações adicionais dessas pessoas para demonstrar que você acompanha e está atualizado daquilo que é interessante para você e seu objetivo.
  7. Estude, pesquise e busque informações que lhe ajudarão a chegar mais perto do objetivo principal.
  8. Converse com pessoas que já percorreram um caminho semelhante ao seu.
  9. Enfrente, todos os dias a preguiça, afinal, além de te atrasar ela poderá te distanciar dos teus sonhos.
  10. Estude outras línguas, gostando ou não.
  11. Aprenda que a frustração ensina, dizer “não” é necessário para estabelecer limites.

Independente da sua idade ou fase da vida, você pode conquistar tudo aquilo que deseja, basta você fazer o que precisa ser feito. Isso inclui criar hábitos, fazer atividade física, ter alimentação saudável, exercitar a espiritualidade, dormir bem e cuidar da sua saúde mental. Afinal ter equilíbrio e constância lhe dará segurança para enfrentar os obstáculos.

Ah! Todas as pessoas que você admira, possivelmente já passaram pelas etapas abordadas acima. Reconhecer o sucesso e atribuir sorte é fácil e limitador. Devemos reconhecer o sucesso do outro e aplaudir todo o esforço, dedicação e abdicação que essa pessoa enfrentou. Afinal, nenhuma vida é um conto de fada e sim de fatos que com erros e acertos, encaixes e desencaixes, chegaram até aqui, aí, lá e acolá.

Ótima reflexão!

Espero que tenham gostado.

Dúvidas? Não exitem em me contactar ou escrever.

Um beijo e até a próxima.

Janaína Leão: Psicóloga e Coach

@psicologa_coach  |    janaina@janainaleao.com.br     |    www.janainaleao.com.br

Comente