,

Carol Rosa, A Nova Colunista Do Blog!


16 • 03 • 2017
por Carol Rosa

Olá meninas! Muito prazer!

“Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito” . (Pitágoras)

Alguém tem dúvidas de que o tempo pode ser o bem mais valioso no mundo atual? Para mim, organização é sinônimo de tempo e os dois caminham juntos. É garantir aqueles minutinhos extras que tanto fazem falta ao fim do dia.

Por isso, não sou só apaixonada por deixar tudo em ordem, mas pela maneira como isso pode transformar a vida das pessoas. Foi aí que, depois de sete anos trabalhando no setor financeiro, decidi largar tudo e fazer do meu hobby uma profissão.

Há seis anos trabalho como personal organizer e sou, inclusive, a responsável pela organização da casa da Lala e da Maria Rudge. Fiz especialização na Oz, filiada à National Association of Professional Organizers (NAPO), referência mundial na área.

Atendo clientes no Brasil inteiro, dou cursos e palestras. Divido meu trabalho com milhares de seguidores nas redes sociais e agora, vou passar a compartilhar aqui com vocês neste espaço também.

Para essa primeira coluna, separei algumas dicas essenciais para dar aquela renovada no closet e no espírito. Se é verdade que o ano só começa depois do Carnaval, é hora de colocar a mão na massa.

Prepare-se para resgatar aquela peça no fundo do baú, para se livrar do que já não usa mais e dar novos ares à sua rotina.

PRIMEIRO PASSO: TIRE TUDO DO ARMÁRIO

Quando digo tudo, quero dizer tudo mesmo. O erro mais comum das pessoas é arrumar o guarda-roupa por partes. Acredite, isso não funciona. Você precisa saber exatamente o que tem e a quantidade de cada peça para escolher o lugar que irá acomodar cada item. Posso dizer? Vai encontrar roupa que nem lembrava que existia.

SEGUNDO PASSO: SEPARE EM CESTOS

Essa é a hora de colocar em prática o desapego. Pegue três cestos: um de ajustes, outro de doação e o último para lixo. A dica é simples: se não usou aquela roupa em um ano, ela só está lá ocupando espaço. Doe! Você provavelmente não vai mais usá-la.

Sabe aquela camisa que caiu o botão ou aquela calça que nunca fez a barra? Separe das demais peças e só coloque de volta no guarda-roupa depois de levar para a costureira.

Já o que não é mais usado e nem está em condições de ser reaproveitado, vai para o lixo.

TERCEIRO PASSO:  HORA DE CATEGORIZAR

Depois das duas primeiras etapas concluídas, é hora de separar as peças por categoria: roupas íntimas, pijamas, calças, vestidos curtos, vestidos longos, camisas, camisetas, roupas de praia, sapatos, bolsas e acessórios. Veja a quantidade de cada tipo de peça e escolha a parte do guarda-roupa que pode acomodá-las melhor.

No closet, priorize as gavetas para peças íntimas, pijamas e camisetas. Deixe as prateleiras para as roupas mais pesadas, como malhas. Organize tudo por cor, em degradê. Separe as calças jeans das sociais.

QUARTO PASSO: DOBRAS

Saber dobrar algumas roupas adequadamente ajuda a manter tudo em ordem. No caso das camisetas, por exemplo, fuja daquelas tradicionais pilhas. Como são itens leves, a chance de desarrumar quando você for pegar uma das peças é enorme. A minha dica é sempre colocar em “escadinha”. Faça a dobra tradicional, depois ao meio e organize na gaveta uma atrás da outra.

Já os calçados devem ser separados por cor. A maneira de organizá-los vai depender do espaço de cada armário. Primeiro analise o número de pares e a largura da prateleira. Aí, você deve escolher se vai colocar um par à frente do outro ou lado a lado. Tudo depende da necessidade de cada um. Os sapatos de festa ou os que são pouco usados, como os de neve, podem ser colocados em sacos de TNT ou caixas de acrílico; e guardados na parte de cima do guarda-roupa.

QUINTO PASSO: ORGANIZADORES

Investir em organizadores sempre vale a pena! As colmeias para calcinha são uma mão na roda no momento de organizar as gavetas. Ajudam a deixar tudo separado e economizam espaço. Além disso, é mais fácil manter tudo em ordem por mais tempo.

Outra ótima opção são as caixas organizadoras. Você pode colocar itens menores ou que são menos usados, como biquínis, lenços, cachecóis, cintos, etc.

Tudo anotado? Hoje dei as dicas iniciais para começar a organização. Em breve, tem mais! Se tiver qualquer dúvida, pode me escrever por e-mail carol@carolrosa.com.br ou falar comigo nas redes sociais @carolrosaorganizer.

Lembrando que nossos produtos são encontrados no www.shopcarolrosa.com.br.

Até a próxima!

Beijos,

Carol Rosa / Personal Organizer
carol@carolrosa.com.br

11 98899 9270 | 11 96060 6056

www.carolrosa.com.br         

Comente