Novidades do Congresso de Dermatologia em Washington


11 • 03 • 2016
por Clarissa Rittes

Olá meninas!!
Essa semana aconteceu o 7° Congresso Norte Americano da Academia de Dermatologia em Washington. Entre atualizações sobre o tratamento de algumas doenças, produtos novos injetáveis, tópicos (cremes, loções, géis e pomadas) e novas tecnologias, muita coisa legal foi vista! Vou contar para vocês um pouco sobre as maiores novidades.
sauderme-dermo-

(Foto: Divulgação) 

A estrela dos injetáveis continuou sendo o kybella, injeção para derreter a gordura localizada do papo, que está dando o que falar. Resultados incríveis foram mostrados por aqui, os pacientes e os médicos estão adorando!
Avm4hEt1njrbx1iqsDkGnWjTPSA3yzc1fCJjDg55xe8i Eu e a Dra. Patricia temos um carinho especial pelo kybella, pois a injeção é uma “filha” da antiga Lipostabil. A diferença é que, enquanto o Lipostabil contém desoxicolato (detergente) associado a fosfatidilcolina (tampão), o kybella contém apenas o desoxicolato puro, sendo mais forte como detergente isolado.
Pouca gente sabe, mas a Dra. Patricia foi pioneira MUNDIAL no uso do Lipostabil para derreter a gordura localizada em bolsas embaixo dos olhos, papo e áreas corporais como a “bananinha” embaixo do bumbum. Tem 7 trabalhos publicados em revistas científicas internacionais sendo mundialmente reconhecida.
Antes dela, a substância era usada apenas dentro dos vasos para derreter a placa de arteriosclerose. E o kybella, foi criado por um aluno que ela deu aula em 2003, o Dr. Adam Rotunda, que em 2004 publicou seu primeiro trabalho mostrando a eficácia da ação do desoxicolato dentro do Lipostabil sendo seu maior agente.
AnUcW_bYYHmzgyKia6Z2HAE6XPPVhH4SeLu0XSp744dz - Além do nosso “queridinho” kybella que chega ao Brasil esse ano, vimos uma nova tecnologia para microagulhamento com drug delivery chamada Nanopores. Ela foi desenvolvida por médicos alemães e é muito interessante pois é uma tecnologia nova no microagulhamento, na qual é obtido o mesmo efeito dele, mas sem sangrar e sem dor. Após o procedimento, fazemos o drug delivery com substâncias próprias para as necessidades do paciente.
Essa técnica além de rejuvenescimento, trata melasma, alopecia e cicatrizes de acne. Inclusive na aula da Dra. Celebridade norte americana Tina Alster, o microagulhamento foi apontado como a melhor técnica para o tratamento de cicatrizes de acne. Em breve, o Nanopores estará no Brasil.
Outra novidade interessante vista na aula sobre envelhecimento, foi que finalmente, após 10 anos de estudos, foi comprovado que a luz pulsada em tratamento continuo (1x a cada 3 meses em pacientes mais jovens, e 1x por mês em mais maduros) trata e inibe o avanço do envelhecimento natural. Então, quem cuida continuamente da pele com luz pulsada consegue mantê-la 10 anos mais jovem. Adoramos!!!!
Entre os produtos, foi comprovada a ação dos fatores de crescimento como estimulantes do colágeno. Entretanto, mesmo associado a nanossomas (micro moléculas) quando usados topicamente eles não penetram profundamente (como todos os cremes), por isso, seu melhor uso é pós microagulhamento ou ablação da pele, ou associado a ácidos que ajudam a deixar a pele mais fina e por isso aumentam sua penetração.
Asa6bD1xP82Pls4yi9DcgJ_svcdN_drZOMgkyPxEvoFX Entre as tecnologias de laser, a estrela é o laser híbrido da Sciton Halo. É uma grande novidade, pois estimula o colágeno e tem um efeito similar ao “resurfacing” mas sem “downtime”, ou seja, é possível fazer um grande estímulo de colágeno sem machucar tanto a pele.
Novas técnicas para preenchimento de mãos e rosto foram mostradas e a associação do Exilis Elite à luz pulsada para tratar pescoço foi apontada como uma excelente opção para o tratamento da área. Em fotoproteção, a importância do uso de maquiagem (sombra, lápis de olho e batom) foi apontada como aliada na proteção da pele, pois forma uma barreira de cor em áreas onde não passamos protetor e são áreas comuns de carcinomas de pele. Ao contrário ao que se achava, a maquiagem faz bem para a pele, claro, sempre devendo ser removida antes de dormir.
Nas próximas colunas vou falar especificamente de cada inovação, e assim que chegarem ao Brasil, também contarei para vocês por aqui!
Beijos Dra. Clarissa

Comente
  • Luciana

    E o Adacne para tratamento de acne. Quando chega ao Brasil?

  • Fernanda

    Amei!!! Adorei saber das super novidades nesse ramo! Parabéns!!!