,

A importância das máscaras


24 • 07 • 2015
por Roseli Siqueira

Olá, meninas

Para o post de hoje, escolhi um tema que comento bastante nos meus textos e a Lala e a Maria adoram, o tratamento com máscaras!

Em tradições ritualísticas, o uso das máscaras tinha função de proteção do inimigo e do desconhecido, livrando o das doenças e proporcionando a vitória nas guerras.Também homenageavam os deuses ou personificavam-os para que pudessem contribuir para uma melhor semeadura e colheita, assegurando a subsistência de toda a coletividade.

A civilização egípcia, cujo povo acreditava na vida após a morte e em seus rituais funerários, utilizava máscaras para a realização da mumificação. A civilização grega teve seu apogeu no século V a.C, período em que o teatro se desenvolveu. A partir das comédias gregas, a máscara teatral inicialmente era confeccionada com folhas, madeira, argila e couro. Apropriados de diferentes elementos da cultura grega, os romanos absorveram o uso das máscaras em seu teatro denominando – as “personas” e “larvas”. Na idade média, as mesmas eram utilizadas nas festas profanas fazendo parte dos “mistérios” fomentados pela igreja, no intuito de propagar seus dogmas. No renascimento, as máscaras adquirem novas características, primeiro pelas “farsas “ apresentadas nos castelos, onde a nobreza as usava como forma de nivelar os convidados presentes, fazendo parte do próprio traje, quando propagou-se o teatro popular em toda Europa.

Máscaras sociais são atitudes que precisamos assumir nos mais diferentes tempos e espaços da sociedade contemporânea. Bertold Brecht utilizou a palavra “gestus” para se referir as atitudes sociais nas inter relações dos personagens. As relações de poder entre os personagens causam o “gestus” brechtiano ou melhor as máscaras sociais hoje podem ser uma atitude, ou um acessório cênico. A palavra” gestus” vem da gestalt. Na nossa tradição e cultura as máscaras aparecem em festas folclóricas, rituais sagrados e em outras situações.

FOTO 01

Lala

Neste caso, as máscaras que adotei para os tratamentos são importantes para recuperar a vitalidade, elas têm o poder de transformação e correção da pele. Mas suas funções são diferentes, vou contar para vocês:

Máscara de:

Argila – poder de depuração, que limpa e absorve toxinas e impurezas.

Algas – ajuda na desintoxicação e a recuperar os sais minerais.

Flores – nutrição e hidratação

Ouro e chocolate – foram inspiradas na época de Cleópatra, onde a concentração do ouro no corpo permanecia para a eternidade. O ouro é anti oxidante e ajuda a recuperar a vitalidade da pele.

Gold Retract – ajuda na retração da pele.

Sapajjo’s – rica em aminoácidos que estimulam o colágeno.

Beijos,

Roseli Siqueira

Comente