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Atividade física e controle de lipídios (hiperlipidemia)


04 • 06 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Na coluna de hoje abordaremos os lipídios, gorduras importantes para um bom funcionamento do nosso organismo. Eles são responsáveis pelo armazenamento de energia, isolamento corporal, manutenção dos ácidos biliares, produção de hormônios esteroides, estão nas membranas celulares e regulam nosso metabolismo. Porém, seus excessos podem predispor doenças cardiovasculares, diabetes, insuficiência renal, hipotireoidismo, obstrução biliar e doenças renais.

Por isso, cuidado, esse excesso, pode ser causado pelo volume alto de gordura e carboidratos ingeridos na alimentação, além do peso alto e da falta de atividade física. Isto porque são os lipídios que transportam e estocam as gorduras no nosso corpo e seu excesso é chamado de hiperlipidemia, que é caracterizada como o aumento crônico, em jejum, dos níveis de triglicérides, como o LDL (>160 mg.dl-1), VLDL (>30 mg.dl-1), colesterol (>200 mg.dl-1) ou subfrações ou pela diminuição de HDL (<50 mg.dl-1), que são diagnosticado por exames clínicos de amostras sanguíneas.

Dentro deste contexto, o exercício físico melhora as concentrações de HDL, que são os responsáveis por utilizar e retirar a gordura do nosso corpo, tendo como função a fonte de energia. Aqueles que praticam exercícios tem os níveis de HDL até 59% melhores que os sedentários. Também há outros benefícios como diminuição da pressão arterial, controle da glicose e melhora da função cardiovascular.

Já os níveis de LDL e colesterol, as reduções são válidas, mas em menores concentrações comparado ao HDL A recomendação do Colégio Americano de Medicina do Esporte é que se pratique mais de 300 minutos de atividade física moderada por semana e/ou 150 minutos para vigoroso índice alcançado.

O foco dos exercícios deve ser voltado para um maior volume em comparação a intensidade. Porque se demonstra que há mudanças favoráveis nas partículas de LDL e nas concentrações de HDL e triglicérides em quem corre em média 32 km por semana , se comparado aqueles que correm 19 km, sendo que as alterações de lipídios se normalizam após um ou três dias depois da sessão física. Por isso, é indicado pelo menos três dias com exercícios que exercitem os principais grupos musculares, já que após 48 a 72 horas, o efeito do exercício desaparece. Portanto, o melhor é repetir regularmente o exercício e de forma contínua..

Se você se preocupa com a sua saúde, saiba que o exercício físico pode ser um ótimo aliado para combater a hiperlipidemia, pois a redução de 1 mmol.L de colesterol total e de LDL diminuem as chances de mortalidade por doenças coronarianas em até  29,5% e 26,6%  vezes, respectivamente.

Nós, da Pink Fit, estamos dispostas a te atender para lidar com este tipo de caso e preveni-lo contribuindo para modificar seu estilo de vida e torná-la mais saudável.

Beijos

Equipe Pink Fit

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