,

As manchas da pele


05 • 07 • 2018
por Clarissa Rittes

Olá meninas!!!

Hoje vamos falar um pouco sobre manchas. As manchas na pele podem acontecer em qualquer idade e em todo tipo de pele. As causas são diversas : manchas pôs inflamatórias (resultado da inflamação da pele que pode cicatrizar formando manchas, como as manchas de acne, axilas e buço pôs depilação, etc); doenças como a Melasma, por exemplo; o fotodano proveniente do dano solar cumulativo, entre outras causas.
As manchas mais comuns são as causadas pelo sol. Elas  costumam aparecer anos após a exposição solar A longo prazo, a luz do sol se acumula na pele e danifica as células que produzem o pigmento. Essas passam a produzir pigmento de forma desorganizada e aí aparecem as manchas solares. É importante lembrar que nos dias frios e chuvosos, a luz UVA também está presente e causa o fotodano. Por isso, mesmo as pessoas que dizem que “ não tomam sol” , podem ter fotodano, pois todos nós estamos expostos à luz de forma geral.

Desta forma, o uso de protetor solar é essencial, diariamente, para que esse fotodano pare de se acumular na pele. Além do dano em forma de manchas , o fotodano aparece também em forma de vasinhos, que se proliferam embaixo da pele e vão se acumulando. Por isso, é comum as pessoas terem a impressão que “do dia pra noite” apareceram muitas manchas, pois elas vão aparecendo aos poucos e, junto com os vasos, podem até dar uma aparência alaranjada na pele.

O tratamento consiste em tópicos clareadores e antioxidantes, como a vitamina C, por exemplo, além de protetores solares e tratamentos mais profundos como laser e luz pulsada, tanto para tratar as manchas como os vasos. Além disso, peeling e microagulhamento quando bem indicados, ajudam muito, tanto na pigmentação como na produção de colágeno.

Para melhores resultados, é essencial que um médico dermatologista seja consultado, pois apenas ele saberá qual a melhor forma de cuidar da sua pele. Parâmetros de aparelhos corretos, associações e escolha de tratamento são essenciais para um bom resultado, pois um tratamento mal indicado ou um parâmetro errado, podem causar consequências sérias como cicatrizes e queimaduras.

Espero que gostem das informações e se cuidem!

Beijos e até a próxima coluna,

Dra. Clarissa Rittes

Para mais informações: Tel:. (11) 3045-4167 | IG: @clarissarittes

Comente