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A Obesidade | Como reverter este quadro de acúmulo de gordura


20 • 09 • 2018
por Equipe Pink Fit

Olá meninas, tudo bem com vocês?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a obesidade é considerada um acúmulo anormal ou excesso de gordura capaz de prejudicar a saúde, devido ao resultado de balanço calórico positivo a longo prazo, atingindo mais de 30% da população mundial. É considerado um dos principais fatores de risco para mortalidade e agravos de doenças não transmissíveis como as cardiovasculares, síndrome metabólica, hiperlipidemia, diabetes tipo 2, hipotireoidismo e pressão arterial.

Sua classificação é mais realizada por IMC (Índice de Massa Corpórea), sendo que o resultado para sobrepeso deve ser maior ou igual a 25 kg/m2 e, para obesidade, maior ou igual a 30 kg/m2.. Outra forma de classificação muito utilizada no meio clínico é a circunferência abdominal e quando a medida ultrapassa 88 cm para mulheres e 102 cm para os homens, significa risco aumentado para a saúde devido a maior presença de gordura visceral.

A gordura visceral é a grande vilã para nossa saúde, pois é mais sensível a ações de catecolaminas e de beta-agonistas que são resistentes à insulina, entrega gordura diretamente ao fígado pela veia porta (lesões no fígado que altera lipidemia) e secreta mais adipocinas ligadas as respostas inflamatórias.

O combate à obesidade vem da prática da atividade física aliada a uma reeducação alimentar. Essa mudança de estilo de vida é muito importante para o emagrecimento, porque nosso corpo gasta 70% do que consumimos para se manter funcionando e esse processo é chamado de taxa metabólica de repouso (TMR), o restante fica a cargo de: 10% pelo efeito térmico do alimento e os 20% restantes são gastos pela atividade física intencional.

E por este motivo, o profissional de educação física é tão importante no processo de emagrecimento, pois além prescrever e orientar seu treino de acordo com seus objetivos, o mesmo faz uma periodização e constantes mudanças para evitar a homeostase e até mesmo a diminuição da TMR que ocorre na maioria dos casos onde somente a dieta é utilizada como estratégia para o emagrecimento.

Este resultado vem de estudos que comprovam que a restrição caloria excessiva nos faz perder músculo também. Por este motivo, é essencial promover um ganho de massa magra através do exercício de força.

Para que seu corpo se recupere do treino, ele utiliza diversos substratos energéticos incluindo a lipólise que é a quebra das reservas de gordura como fonte de energia para compor a restauração músculo esquelética. Tudo isso, para se restaurar das micro lesões que resultam em hipertrofia muscular e para cada um quilo ganho de massa magra, nosso o corpo gasta pelo menos mais 21 kcal no repouso!

Outra estratégia utilizada para acelerar seu metabolismo é trabalhar com exercícios intensos que causam um déficit de oxigênio (EPOC) que nosso corpo demora mais 48 horas para se restabelecer e também gasta mais de calorias para se reajustar.

Nós, da Pink Fit Training, somos especialistas em emagrecimento saudável para mulheres. E sempre buscamos o seu melhor através de treinos dinâmicos e intensos dentro dos padrões biomecânicos corretos, para que você obtenha os melhores resultado!

Contem conosco!

Beijos

Equipe Pink Fit

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