,

Como Cuidar Da Pele No Verão


08 • 02 • 2018
por Clarissa Rittes

Olá meninas!

Como combinamos, hoje vamos falar da pele no verão e a melhor forma de cuidar. Sol, praia, mar, tendem a aumentar o ressecamento da pele, principalmente quando nos queimamos. Por essa razão, devemos sempre manter na necessaire de praia um protetor solar, um hidratante corporal e facial. Lembrando que o ideal é aplicá-los após o banho, quando a pele está limpa e os poros abertos e prontos para receber o cuidado necessário.

Mas como escolher o produto ideal para o seu tipo de pele?

Para o corpo, devemos optar por protetores solares com hidratação. Eles lhe ajudarão a recuperar o viço da pele. Já para a área facial, a melhor escolha de protetor dependerá do tipo da pele. Peles secas e sensíveis devem optar por produtos mais hidratantes; já as peles oleosas e mistas devem usar produtos oil control ou específicos para pele acneica.

Mas lembrem-se que durante a temporada de praia, a pele do rosto pode ficar mais oleosa. Por isso, é essencial conversar com seu dermatologista para saber qual a melhor combinação para sua necessaire. Se não houver queimaduras, algumas peles podem até usar ácidos à noite, durante a temporada de praia, desde que muito bem enxaguado pela manhã, antes do dia começar. Antixoxidantes tópicos e orais também são muito bem indicados. Água termal e vitamina C no pôs sol tem efeito anti inflamatório e hidratante, porém se houver queimadura, antes de usar qualquer produto, o médico deve ser consultado. Quando a pele está sensível, ardendo, a água termal gelada da um alívio. Ainda assim, em seguida, ela deve ser bem hidratada com cremes e produtos com ativos que acalmam e desinflamam.

Pensando nos cabelos, eles também merecem atenção, já que além de sofrer com cloro, água do mar e umidade, a luz uV prejudica os fios e o couro cabeludo. Assim, o ideal é usar produtos com filtro solar de fios e, nas horas de exposição intensa ao sol, deve-se usar chapéus com proteção Uv.

O Fps no corpo deve ser 30 ou mais. No rosto, o fator 50 é o mais indicado, lembrando que quem tem manchas ou tendência a câncer de pele, devem usar protetores específicos para tais condições. Além de aplicar antes da exposição ao sol, não podemos esquecer de retocar a cada 3 horas ou sempre que transpiramos muito.

Consultem o Dermato de vocês antes e depois do sol. Algumas doenças como micoses de praia podem aparecer ou piorar no verão.

Beijos e até a próxima coluna, que falaremos sobre novidades no Congresso Americano de Dermato, que ocorre semana que vem em San Diego.

Um bom Carnaval!

Dra. Clarissa Rittes

Para mais informações: Tel:. (11) 3045-4167 | IG: @clarissarittes

Comente