,

Hérnia de disco


23 • 10 • 2017
por Equipe Pink Fit

Olá meninas, tudo bem?

O texto é da professora Tayna Santos.

A hérnia de disco ocorre por conta de cargas compressivas ou cisalhamento causados por movimentos bruscos ou repentino que deslocam o núcleo pulposo (material de consistência gelatinosa que fica dentro dos discos vertebrais) e ultrapassa o anel fibroso, atingindo a placa terminal vertebral ou rompendo esta placa (hérnia extrusa ou sequestrada), podendo ser posterior (como na maioria dos casos) ou anterior.

O problema é que esta hérnia comprime excessivamente a raiz nervosa dos discos entre as vértebras, causando dormência, formigamentos ou fraqueza nos membros aferentes, além da dor proveniente do processo inflamatório, devido à presença de macrófagos, leucócitos que regeneram a área atingida. Entretanto, se engana quem acha que a hérnia de disco surge apenas a partir do episódio de travamento. Ela é resultado de uma série de acontecimentos e descuidados com a saúde no decorrer da vida, como fraqueza muscular, falta de postura correta, sedentarismo, falta de hidratação, fraqueza óssea e pouca mobilidade articular.

Os movimentos que devem ser evitados dependem do posicionamento da hérnia e mudam de indivíduo para indivíduo. Normalmente, como a maioria das hérnias são posteriores, os exercícios de flexão da coluna e aqueles associados a rotações não são os mais recomendados. Por este motivo, é necessário ter um profissional de educação física qualificado para atender casos de hérnia de disco, de acordo com a especificidade do aluno associados aos conhecimentos prévios da anatomia da coluna, de biomecânica e do mecanismo de lesão. Desta forma, o tratamento pela atividade física será muito mais eficaz. Porque o problema não é só a hérnia, mas os efeitos colaterais do repouso:

  • Atrofia muscular de 1 a 1,5% de perda de massa óssea por dia;
  • Descondicionamento cardiopulmonar com até 15% em 10 dias;
  • Desmineralização óssea;
  • Risco de trombolismo;
  • Efeitos psicossociais;
  • A hérnia de disco também prejudica o sistema de controle neural pela diminuição da perfusão cerebral, pois há um bloqueio de sangue e do líquido cefalorraquidiano que diminuem a atenção, foco, memória e tomada de decisão. Por isso, é preciso um profissional qualificado para saber o tipo de alongamentos certo para não diminuir a vascularização do nervo e prejudicar o controle neural.

Voltar a fazer exercício físico é fundamental para sua saúde, pois se o disco desidrata ou se desloca muito, todo o envolto fica prejudicado, causando instabilidade que geram mais lesões e fraqueza nos músculos e ligamentos.

Outro problema é o efeito “creep” que ocorre quando ficamos mais de duas horas em uma mesma posição (na maioria dos casos, seria o sentado com flexão lombar) e quando é solicitado um movimento diferente do costume, há uma certa resistência para realizar outro movimento, causando dores, porém diferente da dor acusada pela hérnia. Entretanto, para o indivíduo, essa dor não é identificado como diferente, logo ele entra em um padrão de movimento errado ou para de fazer exercício. Ou seja, o ideal seria trabalhar exercícios de retreinamento para ativar a musculatura profunda e estabilizadora pela correção postural, além de tratar a mobilidade para não piorar o caso e desenvolver disfunções. Além disso, procuramos sempre conscientizar o aluno sobre a importância da mudança de hábito, evitando a síndrome da postura errada através da prática da atividade física orientada para o seu tipo de caso e esquivando-se, assim, de todos os problemas associados a hérnia de disco e a falta de exercício físico.

Nossas professoras da Pink Fit estão capacitaras para trabalhar também com pessoas com hérnia de disco.

Beijos,

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

,

A Dermatite Atópica


19 • 10 • 2017
por Clarissa Rittes

Olá meninas!

Essa semana vou falar sobre um tema que muitas pessoas me pediram  para abordar, a Dermatite Atópica. Trata-se de uma doença que causa uma disfunção na barreira cutânea. Por uma alteração da estrutura da epiderme, a pele do atópico perde mais água para o meio, ou seja, fica sempre ressecada. E pele ressecada,  coça. Além disso, existe uma alteração na resposta inflamatória do paciente acometido, o que causa uma liberação de fatores pró inflamatórios, favorecendo uma exacerbação da resposta infecciosa.

Pelo fato da barreira cutânea estar comprometida, todas as moléculas do meio ambiente penetram mais na pele, ativando a reposta inflamatória que já está alterada na doença. E, ao coçar a pele seca, ela fica mais propensa a fazer machucados e também a ser atacada por microorganismos como bactérias, vírus e fungos. Isso faz com que o contato com algumas substâncias cause crises de atopia.

Na pele, essas se manifestam com muita coceira e lesões avermelhadas, descamativas. Muitas vezes, soltam líquidos que, com o tempo, vão deixando a pele com aspecto espesso e escurecido. Outras manifestações: manchas brancas (ptiriase Alba), bolinhas no braço (ceratose folicular), parecidos com mini cravos, linhas profundas abaixo dos olhos, além de descamação e vermelhidão, espessamento e aprofundamento das linhas das mãos e pés, entre outras alterações.

Na grande maioria dos casos, a doença começa logo no primeiro ano de vida e quase sempre se inicia durante a infância (dermatite atopica que inicia após a infância e muito raro). A doença costuma seguir um curso nos 2 primeiros anos de vida. As lesões são mais comuns no rosto, pescoço e tronco, e costuma poupar a área da fralda. Já na segunda fase da doença a pele em geral fica muito ressecada e as lesões costumam ser eczemas (lesões vermelhas que podem ficar úmidas ou com casquinhas e podem formar feridas ao serem coçadas) e costumam acometer as dobras internas dos joelhos, cotovelos , mas também podem aparecer em outras áreas.

Após os 12 anos, a maioria dos doentes tem uma remissão importante mas, mesmo assim, sua pele costuma ser sempre seca. Em quem a dermatite persiste, as lesões costumam se tornar liquenificadas, ou seja, a pele fica espessa e coça muito. É comum a dermatite atópica se manifestar junto com rinite e asma, outras formas de atopia. A condição tem componente genético, geralmente existem mais acometidos em uma mesma família.

A doença deve ser cuidado pelo dermatologista, pois é uma doença crônica que deve ser tratada com medicações tópicas em casos leves e, em casos moderados e graves, usamos também medicação via oral. É imprescindível para o controle da doença a hidratação constante da pele, de preferência com a pele úmida e sempre com o produto correto. Evitar banhos quentes  pois aumentam o ressecamento da pele, restringir sabonetes a algumas partes do corpo como mãos, pés, axilas e áreas genitais, escolher produtos de limpeza menos agressivos para outras áreas como sindets, além de evitar outros fatores de exacerbação, como muito calor, muito frio, suor em contato com a pele, sol sem proteção adequada, ácaros e pólen, contato com animais peludos, tecidos sintéticos e lã, entre outros fatores que podem irritar a pele como poluição .

A dermatite atópica ainda não tem cura, mas quando bem tratada pode ser controlada.

Consulte seu dermatologista sempre e não esqueça que na dermatologia muitas doenças se manifestam de forma similar. Por isso, para fazer o diagnóstico, o médico precisa ser consultado.

Ótimo final de semana a todas e na próxima coluna vou falar sobre tratamentos que estão por vir ❤️.

Beijos,

Dra. Clarissa Rittes

Para mais informações: Tel:. (11) 3045-4167 | IG: @clarissarittes

,

Cinco passos para melhorar sua vida em 2018!


18 • 10 • 2017
por Luciana Panteleiciuc

2018 Chegando! Ano Novo, Vida Nova! Vida Boa!

Certo? 😊 Errado! ☹

E por que Lú?

Simples: se você não adquirir mais conhecimento, novas habilidades e estratégias, seu ano será muito parecido com 2017…infelizmente, talvez pior…

“Loucura é: Fazer sempre a mesma coisa e esperar resultado diferente.”

(Albert Einstein)

Claro que você quer crescer, mudar, melhorar, senão você não estaria lendo este texto! Mas “querer” não é suficiente! Você tem que “AGIR”!

Hoje vou te dar 5 passos para você melhorar sua vida em 2018:

Lição  #1 – Tenha uma visão clara

Isso é algo que eu falo o tempo todo nos meus vídeos no YouTube,  você tem que saber para onde você quer ir este ano, o que quer realizar. Se você não sabe para onde vai qualquer lugar serve ☹.

Para realizar algo, você precisa ter metas que te ajudam a ter mais foco, determinação e disciplina. Se ainda você não planejou e nem está pensando o que você vai fazer em 2018, é bastante provável que você vai sofrer com a frustração de viver a vida como um barco à deriva, fazendo coisas aleatórias, coisas sem sentido que não te levam a nenhuma realização significativa. Pense nisso.

#2 – Cuide da sua saúde

Saúde é essencial para TUDO!

Talvez neste ano você deixou sua saúde de lado e isso te fez ficar doente, piorou sua produtividade no trabalho, seus relacionamentos, sua alegria, lhe afastou de quem você ama e você não gosta do que vê no espelho. E é claro, sua negligência teve um custo alto.

Você precisa se preparar para o melhor todos os dias! Colocar na sua agenda suas atividades físicas que lhe ajudam a liberar o stress e trazem sua alegria de volta! Os hormônios que o seu organismo produz durante e após a atividade física criam emoções positivas, além de energia e pique.

Com relação a sua alimentação, por favor, alimente-se para a vitória, para o sucesso, para ser feliz e fazer os outros felizes, para ser mais poderosa e produzir mais! se a regra 80- 20, ou seja, 80% do tempo coma comida de verdade: legumes, verduras, frutas, sementes, muita água e 20% curta a vida e coma o que você gosta e lhe faz feliz… doces e etc… alimentos que não te nutrem nem lhe fazem bem, mas às vezes você precisa deles.

#3 Meditação

Isso é algo que venho praticando há 20 anos, mas somente em 2016 que eu decidi fazer da meditação minha pratica diária. E eu senti a diferença! Me sinto energizada e super positiva, tenho clareza, foco, ideias, criatividade e sou menos reativa…

Então, se prepare para vencer este ano e ter seu melhor ano através da prática da meditação diariamente. É tão simples e está tão em alta no mundo inteiro! Faz tempo que já não é mais conversa de gente alternativa! Mas uma ferramenta PODEROSA nos esportes, nas empresas e nos relacionamentos! É tudo de bom! Experimente!

#4- Conecte-se: encontre a sua tribo

Onde estão as pessoas de sucesso? Que lugar elas frequentam? Como são suas rotinas? Onde elas se reúnem?

Talvez este ano você tenha que rever seus hábitos e estar menos online e mais ao vivo, vivendo a vida que você veio viver ao lado de pessoas que podem contribuir para seu crescimento. Entenda que quanto mais desconectada das pessoas de valor você estiver, mais desconectada de você, e se sentindo isolada e infeliz. Chega de se contentar com pouco! Encontre sua turma e compartilhe, receba novos insights, ideias, experiências.. Conecte-se e sinta-se parte de algo maior que você e de mais significado para sua vida e dos outros. Seja proativa e viva mais a vida perto de quem já chegou onde você sonha chegar.

#5 Siga seus sonhos

Se você não está seguindo seus sonhos você está desperdiçando sua vida!

Sim, talvez hoje você está fazendo um monte de coisas que não gosta, e talvez demore um tempo para você viver os seus sonhos. Mas tenha seu sonho no seu coração e compartilhe com as pessoas que você ama e claro, e o mais importante, haja na direção de fazer acontecer. Os seus sonhos são os sonhos do Criador para você e não estão no seu coração por acaso! Na maioria dos casos lá está a verdadeira realização da sua alma, seu propósito de vida! Se sua vida hoje não está lhe levando na direção dos seus sonhos, daquilo que te faz feliz, então pode ser que daqui a alguns anos você chegará a conclusão que teve uma vida infeliz e sem significado…

Sim, eu sei, é difícil fazer tudo isso sozinha! Então peça ajuda! Se você precisar da minha AJUDA, eu posso SIM contribuir para sua caminhada de realização. Tenho um PRESENTE para VOCÊ este mês! Quero participar do SEU SUCESSO te ajudando a encontrar as melhores SOLUÇÕES para seus desafios atuais. Juntas vamos recuperar sua AUTOESTIMA, enfrentar esta situação difícil com mais certeza e ESTRATÉGIAS de MUDANÇA DURADOURA . Tudo que você precisa neste momento para ir para o próximo ano da sua vida confiante e com um plano REAL de melhoria😊

Vou adorar te ajudar!

Neste mês de Outubro, te ofereço o meu programa de Coaching com 20% de desconto e você pode pagar em 3xs!

Corre porque são só para 10 leitoras do Blog da Lala Rudge!

Meu Programa de Coaching EXCLUSIVO para Mulheres foi desenhado para te dar tudo o que você precisa para superar seus desafios. E mais, você vai aprender tudo o que precisa para ter um ano surpreendente, para VOCÊ e quem você AMA!

DE MULHER PARA MULHER!

Agora é sua vez!

Envie um email para contato@coachdemulheres.com.br e COMECE JÁ a fazer de 2018 o MELHOR ANO DA SUA VIDA!

Estas são minhas lições para um 2018 e uma vida incrível 😊

Um beijo 😉

Lú Panteleiciuc ❤

* Luciana Panteleiciuc é master coach e mentora de Liderança Feminina, escritora e palestrante, possui uma carreira de mais de 30 anos como executiva desenvolvendo, gerindo e liderando pessoas. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP com especialização em marketing, é formada em Coaching pelo Instituto Holos. É sócia-diretora da Binah Marketing, consultoria de desenvolvimento humano e marketing, além de ser responsável pelo site https://www.coachdemulheres.com.br/.

IG: @coachdemulher | Fb: Coachdemulheres | Youtube: Canal Lucianapanteleiciuc

página 1 de 1221