Todos os artigos por Equipe Pink Fit

,

Síndrome da Amnésia Glútea


17 • 10 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem com vocês?

Muitas pessoas sofrem de dores no joelho ou lombar e nem sequer relacionam estas lesões com a musculatura glútea. Ou não conseguem ativar/ sentir o glúteo em determinados exercício de membros inferiores e esteticamente não possuem um glúteo aparentemente bonito.

Tudo isso pode ser resultado de uma síndrome chamada de amnésia glútea em que os músculos estão fracos, principalmente pelo estilo de vida inativo e a falta de consciência corporal que causam retardo ou inativação da musculatura do glúteo por inibição de conexões neuromuscular adequadas que acabam causando padrões compensatórios.

A região glútea é formada pelo glúteo máximo, médio e mínimo, que são complementares entre si. O glúteo máximo reveste os músculos mínimos e máximos, é responsável principalmente pela extensão, abdução e rotação externa de quadril. O glúteo médio é um músculo muito importante para estabilização dos membros inferiores por sua ação anti-abdução do fêmur e abdução de quadril. E o glúteo minimo que age na abdução de quadril também é o maior rotador interno de fêmur

Os problemas mais aparente da amnésia glútea são:

⭐encurtamento dos músculos do quadríceps, psoas, tensor da fáscia lata, bíceps femoral e gastrocnêmio.

⭐fraqueza dos músculos glúteo médio, piriforme, semitendinoso, reto abdominal e oblíquos abdominais.

⭐falta de alinhamento do pé, joelhos e quadril, que causam dificuldade de estabilização de quadril e instabilidade principalmente em movimentos unipodais, trazendo maiores risco de lesões

⭐Trigger points

⭐Fechamento de cadeias

⭐Dor joelho, porque a amnésia glútea causa rotação interna excessiva, pressão na patela, joelho valgo e pé em pronação

⭐Dor lombar, principalmente porque a fraqueza do glúteo torna os isquiotibiais dominantes na extensão de quadril e ilipsoas mais fortes e acabam fazendo uma translação anterior do fêmur no acetábulo.

Através de um treinamento é possível evitar possíveis lesões e/ou alterações posturais com treinos de coordenação, consciência corporal, mobilidade e estabilidade das articulações do corpo, alongamento de musculatura, liberação de cadeias tensas e fortalecimento para melhorar os déficits de instabilidade postural e muscular.

Nós, da Pink Fit Training,  desenvolvemos treinos em que você ativa de forma adequada seu glúteo para que você tenha a sua melhor versão e, ainda, realize um treino muito muito mais eficaz e com resultados garantidos em termos estéticos e biomecânico.

Contem conosco!

Beijos

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

,

Terceiro trimestre da gestação (a partir das 29 semanas)


01 • 10 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Já falamos do primeiro e segundo trimestre da gestação. Chegamos ao final da série sobre gestação e atividade física com o terceiro trimestre. Agora falta pouco para que você conheça seu bebê de forma tão intensa e única. E para chegar no parto com uma saúde excelente é essencial a prática de atividade física.

Nesta fase, as vias respiratórias estão mais sensíveis, com uma taxa de ventilação cerca de 40% maior com 10 litros de oxigênio consumidos por minuto. Por conta do hormônio relaxina, há um relaxamento das articulações, tornando o quadril e a coluna lombar mais instáveis. Com isso, os ligamentos, inclusive da pelve, ficam distendidos, podendo causar desconforto ao andar. Associados as mudanças do centro de gravidade, causam lombalgia. As costelas de abrem devido ao crescimento fetal, a sínfise púbica e a púbis se distanciam quando o bebê se encontra na posição virado de cabeça para baixo preparado para o nascimento. Além disso, ocorre muito desconforto por inchaço nas extremidades do corpo, retenção hídrica, secreção de colostro e aumento da vontade de urinar.

Esses sintomas podem ser minimizados com a prática regular de atividade física, pois as mães que são mais ativas tem menos dores lombares pela melhora do posicionamento postural, fortalecimento muscular e consciência corporal. Outros benefícios são: diminuição do desconfortos de edemas, câimbras, varizes, fadiga e falta de ar. Associados ao exercício de força, há manutenção da massa magra e melhora do tônus muscular, diminuição do risco de perda de massa óssea.

Sem falar que o exercício diminui o estresse e ansiedade por conta do hormônio da endorfina. E dependendo das atividades realizadas,e preparam para o parto normal com exercícios de respiração e preparação da musculatura do assoalho pélvico.

O exercício garante um pós parto melhor também, pois você terá mais força para cuidar do bebê e não descuidar da postura, ficando com o posicionamento cifótico. E aquelas que praticam exercícios físicos não engordam tanto quanto as mães que são sedentárias, sendo ainda mais fácil a recuperação do peso após a gestação.

Diante de tantos benefícios, o melhor é se preparar para a chegada do bebê com uma equipe profissional de educação física especializada em saúde da mulher.

Nós, da Pink Fit Training, temos um trabalho voltado para atender às suas necessidades com segurança e pensando no futuro, pois queremos o melhor para essas duas vidas em movimento!

Contem conosco!

Beijos

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

,

A Obesidade | Como reverter este quadro de acúmulo de gordura


20 • 09 • 2018
por Equipe Pink Fit

Olá meninas, tudo bem com vocês?

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) a obesidade é considerada um acúmulo anormal ou excesso de gordura capaz de prejudicar a saúde, devido ao resultado de balanço calórico positivo a longo prazo, atingindo mais de 30% da população mundial. É considerado um dos principais fatores de risco para mortalidade e agravos de doenças não transmissíveis como as cardiovasculares, síndrome metabólica, hiperlipidemia, diabetes tipo 2, hipotireoidismo e pressão arterial.

Sua classificação é mais realizada por IMC (Índice de Massa Corpórea), sendo que o resultado para sobrepeso deve ser maior ou igual a 25 kg/m2 e, para obesidade, maior ou igual a 30 kg/m2.. Outra forma de classificação muito utilizada no meio clínico é a circunferência abdominal e quando a medida ultrapassa 88 cm para mulheres e 102 cm para os homens, significa risco aumentado para a saúde devido a maior presença de gordura visceral.

A gordura visceral é a grande vilã para nossa saúde, pois é mais sensível a ações de catecolaminas e de beta-agonistas que são resistentes à insulina, entrega gordura diretamente ao fígado pela veia porta (lesões no fígado que altera lipidemia) e secreta mais adipocinas ligadas as respostas inflamatórias.

O combate à obesidade vem da prática da atividade física aliada a uma reeducação alimentar. Essa mudança de estilo de vida é muito importante para o emagrecimento, porque nosso corpo gasta 70% do que consumimos para se manter funcionando e esse processo é chamado de taxa metabólica de repouso (TMR), o restante fica a cargo de: 10% pelo efeito térmico do alimento e os 20% restantes são gastos pela atividade física intencional.

E por este motivo, o profissional de educação física é tão importante no processo de emagrecimento, pois além prescrever e orientar seu treino de acordo com seus objetivos, o mesmo faz uma periodização e constantes mudanças para evitar a homeostase e até mesmo a diminuição da TMR que ocorre na maioria dos casos onde somente a dieta é utilizada como estratégia para o emagrecimento.

Este resultado vem de estudos que comprovam que a restrição caloria excessiva nos faz perder músculo também. Por este motivo, é essencial promover um ganho de massa magra através do exercício de força.

Para que seu corpo se recupere do treino, ele utiliza diversos substratos energéticos incluindo a lipólise que é a quebra das reservas de gordura como fonte de energia para compor a restauração músculo esquelética. Tudo isso, para se restaurar das micro lesões que resultam em hipertrofia muscular e para cada um quilo ganho de massa magra, nosso o corpo gasta pelo menos mais 21 kcal no repouso!

Outra estratégia utilizada para acelerar seu metabolismo é trabalhar com exercícios intensos que causam um déficit de oxigênio (EPOC) que nosso corpo demora mais 48 horas para se restabelecer e também gasta mais de calorias para se reajustar.

Nós, da Pink Fit Training, somos especialistas em emagrecimento saudável para mulheres. E sempre buscamos o seu melhor através de treinos dinâmicos e intensos dentro dos padrões biomecânicos corretos, para que você obtenha os melhores resultado!

Contem conosco!

Beijos

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

página 1 de 19