Todos os artigos por Equipe Pink Fit

, ,

Treino Em Casa


19 • 02 • 2018
por Equipe Pink Fit

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Os treinos realizados em casa estão cada vez mais populares na internet. Entretanto, devemos tomar cuidado, pois muitos não consideram a sua individualidade, o que é um dos mais importantes princípios do treinamento físico e faz toda diferença na hora dos resultados.

Sem contar outros pontos muito importantes sobre as diferentes esferas do movimento como progressão, especificidade, aprendizado motor e consciência corporal; além da genética, rotina de trabalho e dia a dia de cada um.

Tem que se preocupar com a execução correta do movimento e não só das repetições e tempo de exercício.

IMPORTANTE:
Primeiro passo:

Antes de qualquer coisa, você deve ir a um médico para saber se você está apta para praticar exercícios.

Segundo passo:

Posteriormente, procure um profissional de educação física, qualificado, para lhe orientar até mesmo sobre quais acessórios e equipamentos utilizar no seu treino feito em casa.

Geralmente, por não utilizarem muitos equipamentos, ou os exercícios são intensos demais por utilizarem o peso do seu corpo ou são leves demais e logo tem que ser compensado pelo excesso de repetições, que dificilmente são bem executados até o final da contagem, gerando compensações desnecessárias.

Faça algo que você gosta e que seja um estilo de vida que você levará para vida toda. Treinos em casa são bons para complementar seu exercícios físicos. Fazê-lo quando você não fez seu treino habitual, não é o mais recomendado. Isto porque se exercitar vai muito além de simplesmente perder calorias para se encaixar em um padrão de beleza. Ser ativa é cuidar de si, se amar e aproveitar ao máximo esse momento de lazer, buscando sempre sua excelência em saúde.

Se você quer treinar em casa, a equipe Pink Fit pode lhe atender com um programa personalizado, priorizando suas necessidades e objetivos.

Beijos

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

,

Exercícios de Flexibilidade | Alongamento


29 • 01 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Os exercícios de flexibilidade ou alongamento são muito importantes porque desempenham um papel preventivo que evitam problemas tendinosos, musculares, articulares e circulatórios. Eles servem para aquecimento, recuperação e manutenção da flexibilidade músculo-tendinosa, ganho de amplitude articular, melhor mobilidade, anti-estresse e o auto-conhecimento, melhorando nossa consciência corporal. É tão importante que a Organização Mundial da Saúde recomenda a prática de alongamento pelo menos duas vezes na semana.  

Existem diferentes técnicas de flexibilidade. O importante é saber quais delas devem ser utilizadas nos momentos corretos, quanto tempo deve-se manter em determinadas posturas e até mesmo qual a intensidade ideal. Por exemplo, o alongamento passivo mantido antes de esforço físico tornam os músculos menos eficazes em alguns casos. Ao contrário do que se acreditavam há alguns anos em que era praticamente obrigatório alongar-se antes de qualquer atividade, atualmente, sabemos que não adianta nada alongar um músculo, se as diferentes articulações envolvidas não estiverem bem posicionadas, se não tivermos mantendo uma boa postura ou passando dos nossos limites. Por isso, outro erro muito comum na hora de alongar é provocar uma defesa contra-lateral que é caracterizada como um resposta imune do corpo em lidar com alongamentos excessivos, tornando mais tensa e rígida a musculatura oposta à que está sendo alongada.

Para não errar mais, siga algumas orientações:

  • Alongamento ativo dinâmico: para AQUECER, preparando os músculos, tendões e articulações para o esforço. É a combinação de alongamento com contrações simultâneas. Parece um exercício sem carga. E deve ser feito antes das atividades físicas;
  • Alongamento passivo: para RECUPERAÇÃO ou MANUTENÇÃO da flexibilidade, feito de forma lenta progressiva sem contrações. Deve ser realizado após os exercícios.
  • Postura passiva: MANUTENÇÃO da flexibilidade ou GANHO DE AMPLITUDE articular. Alongamento em que ficamos em uma mesma posição específica por um longo tempo. Realizado após as atividades e sem esforço físico;
  • Alongamento ativo-passivo: MANUTENÇÃO do músculo sobre tensão ou GANHO DE AMPLITUDE articular. Nesse exercício, é preciso a ajuda de outra pessoa que irá revezar um alongamento passivo com contração simultânea. Muito conhecido como alongamento 3S, pode ser feito entre esforços ou após.
  • Alongamento postural: ANTI-ESTRESSE. Ativação simultânea de vários grupos musculares para atingir uma postura desejada, como em exercícios de yoga, pilates que fortalecem e alongam ao mesmo tempo por trabalharem em grande amplitudes.

 

Pelo que você percebe, não podemos alongar de qualquer jeito. É necessário conhecer o corpo, sua anatomia, os pontos fixos e móveis, quais músculos estão sendo alongados, se são os agonistas, antagonistas, quais cadeias musculares podem ser trabalhadas.

Por isso, os profissionais da Pink Fit Training estão dispostos a passar estas diferentes técnicas de alongamento para que você aperfeiçoe seu corpo e seu treino dê muito mais resultados.

Beijos e até a próxima coluna.
Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

,

Diabetes Gestacional x Prática de Exercícios Físicos


15 • 01 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem?

Um feliz 2018 para todas vocês!!

O tema de hoje aborda a importância do exercício físico para a saúde e bem-estar. Durante a gestação, uma quantidade maior de hormônios são produzidos para garantir um ambiente apropriado para formação e desenvolvimento do bebê. Em alguns casos, a captação de glicose pela insulina fica mais resistente ou até mesmo a produção desse hormônio fica menor, devido ao comprometimento do pâncreas que, associado a uma ingestão não controlada de carboidratos, acabam gerando um quadro de diabetes gestacional.

Esse aumento da concentração de açúcar circulando na corrente sanguínea traz muitas complicações tanto para a gestante quanto para o bebê. Entre os problemas, pode haver o aumento do líquido amniótico, crescimento acentuado do bebê, ictiricia e hipoglicemia após nascimento…, já a mãe pode ter um comprometimento no processo de recuperação pós-parto e as chances de adquirir diabetes tipo II (resistente à insulina) também são altas.

Quase sem sintomas aparentes, a diabetes gestacional é diagnosticada em sua maioria por exames de sangue durante o pré-natal, podendo ser tratada através do controle alimentar e também com a prática de atividade física. Em casos mais graves, há utilização de medicamentos.

No combate à diabetes o exercício físico traz inúmeros benefícios. Ao praticar atividades físicas durante a gravidez, você não só controla o ganho de peso, como ajuda na resposta dos receptores de insulina, ao deixar a proteína GLUT- 4 mais sensível (ela transporta o açúcar pelo músculo de modo mais eficiente, reduzindo a quantidade de açúcar circulante em até 48 horas). Ou seja, a prática de exercícios é fundamental para controlar e prevenir a diabetes gestacional, trazendo benefícios que irão melhorar e muito a sua saúde e daquela pessoa que mais ama.

Nossa equipe tem programa específico e focado para gestantes e pós parto, com todos os cuidados e necessidades que precisam.

Espero que gostem!!!

Beijos
Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

página 1 de 15