Todos os artigos por Equipe Pink Fit

,

Primeiro Trimestre Da Gestação (de 1 a 12 semanas) | Gestação Segura e Saudável


16 • 04 • 2018
por Equipe Pink Fit

Oi meninas, tudo bem com vocês?

Uma felicidade saber que está gerando uma vida. Tudo é novidade e você está se adaptando a esta nova condição que é puro amor. É o início da formação do bebê, por isso, devemos ter todo cuidado e a liberação médica para exercícios é fundamental para garantir uma gestação mais segura e saudável.

Os exercícios devem ser realizados em intensidade leve ou moderada, pois a taxa metabólica aumenta em 10-25%, acelerando todas as funções corporais e fazendo com que os ritmos cardíaco e respiratório aumentem. Porém, ao fazer exercícios físicos regularmente você terá um melhor funcionamento do seu coração e do seu bebê também.

Muitas mães se queixam, justamente desse início da gestação pelas mudanças que ocorrem, principalmente as gastrointestinais como enjoos e azias, causados pelo retardamento no tempo de esvaziamento gástrico e do relaxamento do esfíncter na junção do esôfago com o estomago. Nos dias que estes sintomas aparecerem, o melhor é realizar os exercícios que são deitados com um encosto levemente inclinado ou deitar para o lado esquerdo. Outra dica é não treinar em jejum, pois isso aumenta a azia, refluxos e hipoglicemia.

O aumento da pressão do útero em crescimento contra o reto e a porção inferior do cólon, podem contribuir para uma constipação. Mas, a boa notícia é que o exercício físico ajuda a regular nosso intestino devido ao aumento de movimentos peristáltico. Nesta fase da gestação, começa o aumento do tamanho e peso das mamas, além de aumentar a sensibilidade logo nas primeiras semanas, pois surgem novos e as glândulas chamadas de tubérculo de Montgomery, que aumentam em número e tornam-se mais salientes, com as veias dos seios mais aparentes, resultado do aumento de sangue para essa região. Para compensar esta sobrecarga do aumento das mamas, devemos trabalhar exercícios posturais e fortalecimento do trapézio na porção média e inferior.

Devido a alterações hormonais, também é importante realizar exercícios de mobilidade e estabilidade articulares, pois o hormônio relaxina que abre espaço na região lombo-pélvica, torna as articulações mais instáveis e um treinamento proprioceptivo em uma aula segura garante melhor antecipação de movimentos, evitando possíveis quedas e dores causadas por posturas erradas.

E principalmente, se você se mantiver ativa fisicamente no primeiro trimestre, estará prevenindo o aumento de peso que causam sobrepeso e obesidade, fatores que estão relacionados à doenças como pre-eclampsia e diabetes gestacional. Com o exercício você manterá sua condição física e de força, aprenderá a acionar os músculos que são mais solicitamos durante a gravidez, terá uma recuperação mais rápida pós-parto, melhora da disposição diminuição de dores lombares. Só benefícios!

Por este motivo, procure um profissional de educação física para te acompanhar desde o começo da gestação.

Nós, da Pinkfit Training, somos especialistas em treinamento feminino e queremos que você treine nessa fase pensando no futuro.

Beijos

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

,

O Biotipo Corporal E Suas Características


02 • 04 • 2018
por Equipe Pink Fit

Olá meninas?

Na coluna de hoje abordaremos os diferente somatotipos, que são características físicas que definem os tipos de corpos. Significa que quando nos encontramos destreinados, é pela nossa herança genética que somos categorizados:

  • Ectamorfo:  linearidade corporal e dificuldade em adquirir massa magra;
  • Mesomorfo: magnitude multi-esquelética e aparência naturalmente atlétic;
  • Endomorfo: adiposidade relativa e dificuldade para emagrecer.

três biotipos corporais, sendo que a relação da largura dos ombros e dos quadris, comparado à cintura, influencia no modelo de corpo. Porém, não é algo fixo. Geralmente, somos uma combinação de diferentes tipos, com maior ou menor tendência sobre cada um, uma vez que temos que levar em consideração as dobras cutâneas, estatura, diâmetro de ossos, peso e circunferências.

Apesar de sugestivo, não há nada comprovado na literatura que indique uma relação entre somatotipo e metabolismo. Então ter esse padrão não significa que você não possa melhorar sua condição física e do organismo.

Com treino adequado, voltado para cada especificidade, podemos evidenciar as áreas dos ombros ou quadril e diminuir a cintura, para criar uma silhueta que  agrade a cada um..Ganhar mais massa muscular, emagrecer diminuindo percentual de gordura, aumentar o metabolismo e melhorar sua qualidade de vida.

Mas se engana quem acredita que ser ectomorfo é ter o corpo ideal. Até porque, o sedentarismo mata mais que a obesidade. E só através da atividade física que podemos prevenir diversas doenças.

De que adianta estar magra, se você estiver com colesterol alto, hipertensão, flacidez, sem resistência para esforços do dia a dia?

Todos os tipos de corpos possuem suas vantagens e desvantagens, sua individualidade e beleza que podem ser melhor tratadas. Seguir um padrão de beleza ditada pela sociedade poderá te causar uma insatisfação corporal, ocasionando depressão, baixa auto estima, transtornos alimentares e até mesmo a pratica exagerada de exercício físico.

Se ame acima de tudo, aprenda a respeitar seu corpo e seus limites de forma saudável.

Como dito anteriormente, não é fácil mudar este padrão, já que a carga genética diz muito sobre nosso físico. Uma pessoa endomorfo dificilmente será ectomorfo com saúde. Porém através de atitudes modificáveis como adquirir uma alimentação saudável e a praticar exercícios regularmente voltado as suas necessidades pode te transformar em sua melhor versão a cada dia.

Desafie-se!

Nós, da Pinkfit Training, somos especialistas em treinamento para mulheres e queremos te ajudar a conseguir atingir seus objetivos com saúde e bem estar.

Beijos

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

,

Treino de Membros Superiores para as Mulheres | MMSS


19 • 03 • 2018
por Equipe Pink Fit

Olá meninas, tudo bem?

Os treinos dos Membros Superiores para as mulheres, o MMSS, são essenciais para manutenção e ganho de força muscular. Principalmente porque:

  • Previne dores: Devido às posturas erradas, causadas por maus hábitos do cotidiano, compensamos muito a região cervical e trapézio, que se tencionam e causam malefícios para a saúde e ineficiência dos movimentos. Ao realizar exercícios de MMSS, quando bem orientados, podemos diminuir essas dores ao fortalecer a musculatura enfraquecida e posicionarmos melhor as estruturas estabilizadoras, como a escápula, responsável por muitas ações do MMSS.
  • Torna seu corpo mais harmonioso e esteticamente proporcional: Mulheres não possuem a mesma genética que homens, não tem as mesmas quantidades hormonais de testosterona e, pelo meios convencionais de ganho de força, nunca irão resultar em um corpo masculinizado. Por outro lado, o corpo torneado, com a musculatura definida, será demonstrado quando você realmente treina. Treinar MMSS é lutar contra a ação da gravidade e flacidez que tanto nos incomodam.
  • Sem força de MMSS será difícil avançar nos exercícios de MMII (membros inferiores femininos) e tronco que sejam livres: ou seja, pode prejudicar seu empenho em fazer os exercícios que mais ativam glúteo, abdominais e paravertebrais.

Acredite! Você ficará mais linda do que nunca. E se mesmo assim, para você que não gosta de treinar MMSS, o ideal é praticar exercícios multiarticulares que ativam mais que uma musculatura. Assim, o treino será tão eficiente quanto, e ainda sobra tempo para praticar outros exercícios. Mas lembrem-se, não deixe os exercícios de MMSS de lado.

Procure um profissional qualificado para te orientar quantos aos exercícios adequados para MMSS. Nós, da Pink Fit Training, somos especialistas em treinamento para mulheres e queremos te ajudar a conquistar seus objetivos com o máximo de proveito.

Em um próximo post falaremos sobre esse tal ângulo da escápula e o melhor modo de fazer corretamente os exercícios de MMSS.

Beijos e boa semana,

Equipe Pink Fit

Contato @pinkfittraining | www.pinkfit.com.br | contato@pinkfit.com.br| Tel.: (11) 98274-3422

página 1 de 16