Todos os artigos por Carol Rosa

,

Organização Máxima, Desperdício Zero!


15 • 10 • 2018
por Carol Rosa

Olá  todos,

E aí, preparados para mais dicas de como organizar melhor a casa e a vida? Tenho percebido uma preocupação cada vez maior das pessoas com o consumo consciente e, consequentemente, com a redução da produção de lixo. Por isso, separei para a nossa conversa deste mês algumas ideias para evitar o desperdício de alimentos.

Proponho aqui um exercício. Na última semana você descartou algum alimento porque estava fora do prazo de validade ou tinha estragado na geladeira? Provavelmente a resposta será positiva. Acredito que reduzir o desperdício deveria ser meta de toda família. O fato é que 90% das pessoas têm algum produto vencido em casa. Organizar a despensa é um passo fundamental para conseguir diminuir essa perda. Ter tudo em ordem permite que você saiba exatamente quais mantimentos estão faltando, ajuda a evitar as compras desnecessárias e ainda faz com que os produtos sejam consumidos antes de estragar. Sem falar no impacto que isso pode ter na economia da casa.

Então vamos manter a despensa organizada? Anotem aí!

O primeiro passo é tirar tudo do armário. Depois, verifique quais alimentos estão com o prazo de validade vencido e descarte-os.

Para aqueles que estão abertos, é importante analisar se estão armazenados adequadamente. Sugiro sempre colocar em potes herméticos, que preservam melhor e por mais tempo o produto. Quer uma dica especial? Recorte o prazo de validade e cole nos potes com uma fita adesiva. Assim, mesmo fora da embalagem, você terá o controle de quando vence cada item.

Vale também etiquetar cada um dos potes: farinha de trigo, feijão, arroz, farofa, açúcar, etc. Se não tiver um etiquetador, cole papeis com fita adesiva ou use aqueles adesivos de lousa.

Agora, vamos organizar. Separe os alimentos por categorias: latas, grãos e bebidas. Coloque os produtos mais usados nas prateleiras de baixo, aquelas que ficam na altura dos olhos. Aí, vale outro truque: deixe à frente aqueles mantimentos com prazo de validade mais curto para usá-los antes dos demais.

Outra dica importante é deixar num mesmo local os produtos que são consumidos juntos. Em uma cesta organizadora, crie, por exemplo, um espaço para produtos do café da manhã. Coloque a granola, o achocolatado, o cereal, o café, e por aí vai. Em outro cesto, acomode todas as bolachas. E reserve um só para chocolates.

Os líquidos: sucos, águas, refrigerantes e leites também devem ser armazenados por categorias. Escolha as prateleiras de baixo, geralmente mais resistentes para guardar esses itens.

Essa organização vai ajudar inclusive na hora de fazer a lista de compras. Como tudo está separado e categorizado, é só bater o olho pra saber se precisa comprar mais molho de tomate, macarrão, café…

Quer evitar ainda mais o desperdício? Tente programar o cardápio de almoço e jantar de acordo com o que você tem na despensa. Dê uma olhada rápida, veja os produtos que estão sobrando e os que vão estragar primeiro. Que tal preparar um prato que possa aproveitá-los?

Espero que gostem das dicas! Como o assunto é importante, no próximo mês, ainda seguindo essa linha, vou ensinar como organizar a geladeira. Pode ser?

Até lá e boa organização!

Carol Rosa/ Personal Organizer

carol@carolrosa.com.br

11 96060 6056

www.carolrosa.com.br

,

Ganhamos um espaço físico! | Venham conhecer nosso showroom!


17 • 09 • 2018
por Carol Rosa

Oi, gente!

A publicação deste mês é um pouco diferente das demais, mas muito especial. Se sempre venho aqui dar dicas de organização, hoje a dica é: venham até mim! Sim, agora é possível. Estou abrindo um Showroom da minha marca, o Carol Rosa Shop, com produtos de organização feitos com muito carinho por mim.

 

Para quem ainda não sabe, eu tenho uma linha de produtos vendida pela internet. Mas, sendo da área, sei como às vezes precisamos das coisas “pra ontem”. Por isso, tinha essa inquietação. Queria um lugar físico, onde as pessoas pudessem ir e comprar a pronta entrega. No Showroom do Carol Rosa Shop, no bairro da Saúde, Zona Sul de São Paulo, em um espaço de 120 m2, vocês poderão encontrar dobradores, colmeias, enchimento para botas e sapatosseparadores de cabidescapas para proteger ternos, vestidos e guardar edredons… Todos produtos que eu uso na casa das minhas clientes e que foram feitos com a mais alta qualidade e melhor acabamento.

O espaço é também uma oportunidade para as pessoas conhecerem os produtos, tirarem dúvidas sobre a melhor forma de uso e, claro, é um lugar onde podemos nos encontrar e conversar sobre esse universo da organização que tanto me atrai e tanto tem conquistado as pessoas ultimamente.

Afinal, como sempre digo aqui, organização está diretamente relacionada à qualidade de vidaeconomia de tempo. Por isso que me sinto tão feliz em ampliar a minha atuação na área.

Então fica o meu convite para que venham conhecer esse espaço que espero que seja nosso! A partir de 24 de setembro, ele estará aberto de 10:00h às 17:00h, na Rua Guaripe, 128. Aguardo vocês!

Beijos,

Carol Rosa/ Personal Organizer

carol@carolrosa.com.br

11 96060 6056

www.carolrosa.com.br

,

Demorou, Mas Chegou | O Frio Finalmente Bateu à Nossa Porta


13 • 08 • 2018
por Carol Rosa

Olá, gente, tudo bom?

Vou aproveitar o friozinho dos últimos dias para dar algumas dicas de cuidados com os acessórios de inverno! Convenhamos que este ano o tempo estava bem maluco e quase não tivemos muito frio. Ou seja, os acessórios ficaram guardados por um bom tempo. Então, a pergunta que fica é: da maneira certa?

As peças de inverno costumam ser mais delicadas, mas por serem usadas com menos frequência, devem durar mais. Só que pra isso as pessoas precisam fazer a parte delas: cuidar e guardar cada item da maneira adequada.

A pashmina, por exemplo… Onde está a sua agora? Pare e pense! Trata-se de uma peça extremamente delicada, que pode amassar facilmente. Por isso, a minha recomendação é pendurá-la em cabide. Dá para colocar até três em cada… Eles podem ser aqueles flocados mesmo, para que elas não escorreguem.

E seus gorros e luvas? Você sabe onde eles estão? Convenhamos: não são produtos que compramos anualmente. Por isso, a importância de termos uma atenção extra a eles. O ideal é que sejam acomodados em caixas de tecido. Para quem prefere caixa de plástico, é preciso que ela tenha algum tipo de respiro para que as peças não mofem. Se tiver gavetas suficientes e preferir guardar nelas, vale apostar nas colmeiras. Assim, as peças não bagunçam quando você abrir ou fechar a gaveta e ainda facilita na hora da higienização, já que você pode tirar uma única peça onde estão todos os itens, em vez de tirar um a um. Sugiro atenção especial às luvas de couro: é importante que elas não fiquem encostadas umas nas outras, para evitar manchas.

Agora vamos pensar em cachecol. Costuma fazer um rolinho e guardar em qualquer lugar? É bom tomar cuidado porque, se for de lã, deve-se evitar contato com botões, brilho e fechos pontiagudos. Esses produtos podem puxar fio e você acaba perdendo a peça por uma bobagem. O ideal é colocar os cachecóis em caixas, já que são volumosos e ocupam muito espaço. A não ser, claro, que você tenha gaveta de sobra… Aí dá para alocar nela. Com outras peças de lã, como malhas, por exemplo, também vale o cuidado de não deixar perto de nada que possa desfiar o produto. Se quiser colocar em caixa, para só acomodar no armário quando o frio chegar, é bom optar por aquelas que são metade de tecido e a outra metade de plástico, para preservar a peça.

Vale lembrar que todos esses itens são usados poucas vezes, a não ser por quem viaja bastante. Por isso, se não tiver muito espaço, dá para deixar tudo guardado e só colocar no armário, no lugar das peças de calor, quando o frio chegar. Como fazer essa inversão no guarda-roupa? Eu já expliquei aqui… Para quem perdeu, este é o link.

Se tiverem alguma dúvida, podem me perguntar!

Até mais!

Carol Rosa/ Personal Organizer

carol@carolrosa.com.br

11 96060 6056

www.carolrosa.com.br

página 1 de 7